Cacau
Empresas paraenses do setor do cacau que estão participando do "Chocolat São Paulo 2019", em São Paulo, lançaram novos produtos no evento, que vai até este domingo (14). A aposta dos empresários é aproveitar o espaço para divulgar a variedade de amêndoas e chocolates que são produzidos no Pará.
"É uma honra muito grande a gente participar. Nós aproveitamos essa ocasião para trazer os nossos produtos, como bombons, e lançar novos chocolates de 55%, 70% e 100% de cacau. Todos são uma delicia!", contou, Izete Costa, mais conhecida como Dona Nena, da Ilha do Combu.
O sabor diferenciado da produção paraense foi surpreendente para os consumidores. "Senti um sabor mais forte e gostei. Não conhecia o chocolate produzido na Amazônia, mas adorei", avaliou Kátia Andradas, uma das visitantes que passou pela feira.
O Pará é o maior produtor de cacau do Brasil. Para aumentar os investimentos no setor, o governo do Estado enviou uma comitiva para o evento, formada por empreendedores e empresários da cadeia produtiva, além de representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec).
O grupo conta ainda com as parcerias do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), que gerencia o Polo Joalheiro; da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), instituição pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas (Sebrae Pará); e do Centro Internacional de Negócios do Pará (Cin Par), da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa).
"Estamos mostrando a nossa produção e o nível de qualidade dela. Nós temos grandes empresas que já fazem beneficiamento na cadeia do cacau. Aqui nós vamos mostrar o nível da nossa amêndoa, que tem padrão nacional e internacional", avaliou, o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Hugo Suenaga.
Para o diretor de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Mineração (Sedeme), Francisco Pantoja, o evento também é importante para a captação de investidores que podem contar com incentivos no Pará.
"O Governo do Estado do Pará, através da Sedeme, veio trazer opções de linhas de crédito e de incentivos fiscais para que indústrias, que queiram se instalar no nosso Estado, possam ter acesso a esse tipo de benefício. Saíremos desta feira com pontos positivos, não só promovendo um produto genuinamente paraense, que é o nosso cacau, mas também vendendo o turismo do nosso Estado. Isso acaba trazendo o pacote todo junto dessa feira e levando o que a gente veio buscar, que é o desenvolvimento e a verticalização dos nossos produtos dentro do Estado do Pará”, garantiu o diretor.
Cacau e joias – Além do turismo, a comissão enviada pelo governo do Pará também divulga o trabalho dos produtores de joias do Estado. Entre os destaques, estão as "joias vegetais", em especial, a "gema de chocolate". A produção dessa peça segue os mesmos processos das demais que são produzidas com resina e pigmentos extraídos de plantas, flores e frutos, que são descartados espontaneamente pela natureza.
O processo de fabricação artesanal das gemas de chocolate consiste, primeiramente, na colheita dos frutos, seguido da extração do pigmento, que é triturado e ligado a aglutinantes naturais extraídos da fauna e da flora amazônica. Por esse processo do cacau surge a gema do chocolate.
Negócios – Dentro da missão de trazer novos investidores da cadeia produtiva do cacau ao Pará, o governador do estado, Helder Barbalho, participou de uma reunião com o presidente da empresa Cacau Show, Alexandre Costa. O encontro ocorreu neste sábado (13), na fábrica do empreendimento, na região metropolitana de São Paulo. A implantação de uma fábrica da empresa no Pará foi um dos assuntos tratados.
"A aproximação do universo da lavoura do cacau com a indústria, varejo e consumidor é muito importante. O encontro com o governador foi muito produtivo, abre um caminho para um futuro muito promissor, onde a gente vai poder levar ao consumidor um produto direto da Amazônia", comemorou Alexandre Costa.
Palestra - Na sexta-feira (12), durante a abertura do evento, o governador do estado do Pará realizou uma palestra sobre políticas públicas voltadas ao setor cacaueiro. O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Daniel Santos, e o deputado Ozório Juvenil, além do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Mineração (Sedeme), Iran Lima, também acompanharam a abertura do evento, que tem a estimativa público de 50 mil pessoas.