COMEMORAÇÃO

Shows musicais, bolo e desfile encerram os festejos do aniversário de Outeiro

Ágata Lopes recebe a premiação por ter vencido o concurso Garota Caratateua Verão 2019

A ilha de Caratateua, mais conhecida por Outeiro, celebrou na noite de domingo, 14, aniversário de 126 anos. Em alusão à data, a Prefeitura de Belém, por meio da Administração Regional do Outeiro (Arout), ofertou de forma gratuita, uma variada programação incluindo serviços para a população, apresentações musicais e culturais, atividades esportivas, concurso de beleza e o tradicional corte do bolo. A programação começou na sexta-feira, 12, e terminou no domingo, 14.  

Na noite de domingo, os shows ficaram por conta de quatro bandas e um DJ, no estacionamento da Praia do Amor (Pistão), no bairro Água Boa. A banda Kleber Tayrone abriu a programação com música acústica pop brasileira; Adriana Oliver e o grupo Tucuxi Regional Jurupari apresentaram um repertório de músicas regionais; a dupla Atração do Arrocha colocou o público para dançar com uma mistura de ritmos populares. O DJ Fabrício Guimarães apresentou um set de música eletrônica intercalando com as outras atrações.

“A gestão municipal se preocupa muito com as ilhas do distrito, e faz com muito amor e dedicação todo esse trabalho. Precisamos celebrar a atenção, avanços e investimentos que Outeiro tem recebido da Prefeitura de Belém”, disse Yan Miranda, titular da Arout.

A apenas 45 minutos de Belém, a ilha de Caratateua é um dos destinos mais procurados para quem busca lazer e tranquilidade. Com praias de água doce e preços de transporte acessíveis, o balneário é bastante procurado, não apenas durante os finais de semana das férias, mas ao longo do ano. A senhora Maria Ferreira, de 60 anos, prestigiou as atrações musicais em família. “Somos vizinhos, moramos em Icoaraci. Adoro assistir a esses shows gratuitos da Prefeitura, sempre com boas bandas, que animam o público”, elogiou a aposentada.

Homenagens - Em comemoração ao aniversário da ilha de Caratateua, 30 moradores que contribuíram com ações que visaram ao desenvolvimento e progresso do distrito foram homenageados. Eles receberam uma placa especial durante o evento. “Estou muito agradecido. Tenho um carinho muito grande por essa ilha, e agradeço à Prefeitura por esse reconhecimento”, agradeceu o cordelista e poeta, Apolo de Caratateua, de 73 anos.

Outra homenageada foi a senhora Socorro Mendes, de 60 anos, que representou a categoria de vendedores ambulantes. “Estou muito feliz por ganhar este reconhecimento. Aqui represento todos os meus amigos e colegas de trabalho, que todos os dias vencem a luta diária de ganhar o sustento por meio das vendas alimentos nas praias da nossa ilha”, disse.

Concurso - Já se aproximava das 22h, quando a agitação aumentou. O tradicional concurso Garota Caratateua Verão 2019 contou com a participação de 10 candidatas, entre 15 e 18 anos. Segundo Alex Martins, coordenador do concurso, o desfile valoriza a beleza da mulher outeirense. “É muito bom chegar aqui e ver esse belo evento ocorrer, estou muito orgulhoso da minha equipe, e agradeço o apoio da Prefeitura de Belém, da Arout e de todos os nossos patrocinadores e parceiros”, pontuou.

No intervalo da apuração dos votos, houve os parabéns e corte do bolo. Por volta de 22h30, a ilha conheceu a mais nova representante da beleza da ilha. A estudante Ágata Lopes, de 16 anos, da comunidade Fidélis, é a Garota Caratateua 2019. “É uma satisfação enorme ser eleita a mais nova Garota Caratateua Verão 2019. Agradeço à minha produção e meus patrocinadores, nesta caminhada e na conquista deste importante título”, destacou.

Em 2018, Ágata Lopes, foi classificada em terceiro lugar. Segundo a jovem, sua participação na edição anterior do evento, a aproximou dos concursos e abriu novas portas ao mercado profissional. “No ano passado, esse concurso me deu muita experiência, abriu portas no mundo da beleza, me mostrou que eu posso chegar aonde eu quiser”, completa a vencedora.

Ação social - Na da sexta-feira, 12, o bairro da Brasília recebeu uma grande ação social, que levou diversos serviços gratuitos à população, como corte de cabelo feminino e masculino, designer de sobrancelhas, limpeza de pele, assessoria jurídica e agendamento para emissão de carteira de trabalho e passe fácil sênior.

O Conselho Tutelar de Outeiro, em parceira com o Juizado da Infância e da Juventude de Icoaraci, ofertou orientações sobre os direitos da criança e do adolescente.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) ministrou palestras sobre educação em saúde, aferição de pressão arterial, testes rápidos e vacinação de crianças e adultos. O Centro de Referência de Assistência Social de Outeiro esteve com o serviço de Cadastro Único, e a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) garantiu o lazer para as crianças com o projeto Brinca Belém.

Os animais da ilha tiveram uma atenção especial. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou a castrações de oito animais, entre cães e gatos. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), em parceria com o Sindicado das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) ofereceu serviços de emissão de passe fácil estudantil, passe sênior, passe especial e credencial para idosos e deficientes.

O atendimento jurídico pela Ouvidoria Geral do Município (OMG) também foi garantido. A Fundação Escola Bosque (Funbosque), por meio da Casa Escola da Pesca (Cepe) e o projeto “Horta e Agentes de Meio Ambiente (Ama)”, montaram estandes onde deram orientações sobre plantio correto e apresentaram seus projetos de pesquisa, além de doar mudas. O Portal do Trabalhador fez o agendamento do atendimento para emissão da carteira de trabalho.

Atividades esportivas - A manhã do sábado, 13, foi animada. Por volta das 9h, a praia Grande recebeu 1º Circuito AVPP de Vôlei de Praia de Outeiro, com 32 atletas divididos em 16 duplas.

Olimpíada - Nos intervalos do vôlei, na praia, a população se divertiu com a 1ª Olimpíada de Permissionários de Outeiro. Ao todo, foram seis atividades como corrida na praia, corrida de garçom, criação de prato criativo (peixe), tomar açaí, musa da praia e concurso de dança.

“Não foi fácil promover tudo esse grande evento, sem o total apoio do prefeito Zenaldo, das secretarias. Principalmente, sem a população e a comunidade não teríamos conseguido”, finalizou Yan Miranda.

Tags

arout

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.