AÇÃO

Prefeitura leva mutirão de recuperação asfáltica para a Augusto Montenegro

Quem passou na manhã desta quinta-feira, 18, na avenida Augusto Montenegro, no sentido de Icoaraci, foi surpreendido com um mutirão de recuperação asfáltica realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). O trabalho faz parte das ações tapa-buraco que vem sendo desenvolvida em toda a cidade com o objetivo de recuperar a pavimentação das vias danificadas que apresentam rachaduras, fissuras ou buracos.

A avenida Augusto Montenegro já estava no cronograma da operação tapa-buraco para ser atendida nas próximas semanas, mas, por ser uma via de fluxo intenso de veículos, a ação foi deslocada até a avenida de forma emergencial. O objetivo é melhorar a trafegabilidade na via e diminuir os transtornos no transito na área. Quatro equipes de manutenção foram deslocadas até a avenida. A prioridade são os trechos mais danificados, como a entrada do conjunto Tenoné, esquina da rua Alacid Nunes, no sentido Belém/Icoaraci.

O trabalho foi acompanhado de perto pelo secretário de saneamento, Claudio Mercês. “Estamos trabalhando com quatro frentes de operações de tapa-buracos com o objetivo de melhorar a trafegabilidade desta avenida que possui um fluxo intenso de veículo. O desgaste no pavimento das vias é natural com o tempo e por conta das chuvas, daí o surgimento de buracos. Ampliamos o serviço neste trecho para melhorar o tráfego no local e diminuir os transtornos”, declarou o secretário.

O serviço de recuperação e pavimentação asfáltica que vem sendo executado em toda a cidade pela gestão municipal, também foi destacado pelo secretário. “A Prefeitura de Belém está atuando intensamente não somente na recuperação das pistas, mas também no trabalho de pavimentação de vias, como as ruas Newton Miranda, Santa Clara e São Francisco, no Castanheira, travessa 14 de março, na Cremação, além de outras vias nos bairros do Marco, Pratinha e Tapanã, que também estão em obras”, detalhou o titular da Sesan.

Encostada no balcão de seu estabelecimento comercial, a moradora Cíntia Munins de 37 anos, observava o trabalho de recuperação da via realizado bem em frente ao seu local de trabalho. “O serviço chegou na hora certa, pois estávamos realmente precisando de uma ação emergencial como esta. Alguns condutores de veículos que passavam em alta velocidade jogavam o carro para a calçada do meu bar para evitar os buracos”, comentou a moradora, sem esconder a alegria com a presença das equipes de trabalho. “Confesso que foi uma surpresa, pois não esperávamos a operação no dia de hoje, já que nos falaram que a ação segue um cronograma de atendimento. Foi uma grata surpresa”, comemorou a comerciante.

O autônomo Paulo Cardoso, de 54 anos, fez questão de parar no local para conferir o trabalho sendo executado. “Este serviço vai nos ajudar bastante, pois quanto melhor a estrutura da pista, mais fácil fica a trafegabilidade na via. Moro em Icoaraci e passo por esta via todos os dias de carro e nada melhor do que trefegar em uma rua sem buracos”, disse o autônomo, enquanto diminuía a velocidade de seu veículo para observar a obra.

A ação tapa-buraco segue um planejamento elaborado a partir do trabalho de campo realizado pelos técnicos do Departamento de Obras Viárias (Deov) da Sesan, que fazem a fiscalização diária das ruas em todos os bairros de Belém, além, de moradores que procuram a Secretaria solicitando o serviço. Por conta da grande demanda, a ação é programada e os serviços são executados seguindo um cronograma de atendimento.

Além da Augusto Montenegro, a tapa-buracos está atendendo diversas vias de Belém, como as ruas Fernando Guilhon, na Cremação, e Roberto Camelier, no Jurunas, além do distrito de Mosqueiro, onde o serviço também está sendo executado. As vias que ainda não receberam a ação serão beneficiadas em breve, já que o objetivo da Prefeitura de Belém é atender a todos para a melhoria na trafegabilidade da cidade.

Elevado – A Prefeitura de Belém está tomando as providências com relação ao trecho danificado na lateral da pista do elevado da Augusto Montenegro. Uma equipe do Consórcio responsável pela obra do BRT, esteve no local no início da semana avaliando a situação. Após levantamento, a empresa coletou uma amostra do concreto da pista para análise detalhada. A intenção é identificar o motivo do problema no pavimento rígido do elevado e, posteriormente, providenciar a recuperação do trecho o mais rápido possível.  

Tags

sesan

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.