'Música nos Museus'

Coro Carlos Gomes abre programa com um concerto na Igreja de Santo Alexandre

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), em parceria com a Fundação Carlos Gomes (FCG), lança o Projeto Música nos Museus - dentro do Programa Cultura por Todo o Pará. O projeto oferece apresentações musicais regulares, a fim de popularizar e difundir a música de concerto para a comunidade, buscando trazer para o cotidiano de Belém esse estilo praticado por músicos e professores formados pela FCG. A abertura será com o “Concerto de Música Sacra”, apresentado pelo Coro Carlos Gomes, nesta quarta-feira (24), às 20 h, na Igreja de Santo Alexandre, com entrada franca.

Segundo a maestrina cubana Maria Antônia Jimenez, é notória a falta de espaços para a música erudita na cidade, que possui centros de excelência na formação de músicos instrumentistas e do canto erudito. "Por falta de espaço, a apreciação acaba se dirigindo mais para outros centros do que para nossa própria comunidade. Outra questão que leva a isso é a ausência de uma agenda regular de apresentações para essa modalidade musical, que dificulta a formação de plateia. O ‘Música nos Museus’ se dispõe a preencher essa lacuna", informou a maestrina.

Neste primeiro momento, o programa será realizado no Museu de Arte Sacra, na nave central da Igreja de Santo Alexandre. Serão performances e ensaios abertos, e o público poderá participar dessa imersão na música de concerto no interior da mais antiga edificação religiosa da capital paraense.

Trajetória de sucesso - Grupo artístico do Conservatório Carlos Gomes, formado há 24 anos por alunos e ex-alunos da instituição, o Coro Carlos Gomes fomenta a música coral erudita, regional e popular no Pará. Sob a regência da maestrina Maria Antônia Jimenez, o Coro vem - ao longo de mais de duas décadas de atividades - obtido reconhecimento nacional e internacional, tendo conquistado nove prêmios internacionais.

Entre as premiações estão o primeiro lugar e medalha de ouro no IX Festival internacional Orlando Di Lasso (Camerino, Itália – 2002); terceiro lugar e medalha de bronze (Preveza, Grécia – 2006), e cinco premiações na V Olimpíada de Coros em Graz (em Viena, Áustria – 2008) - uma medalha de ouro e uma de prata, e três diplomas de ouro; além de dois prêmios no VII Concurso de Coros Franz Schubert, em Viena, Áustria, em 2010 - diplomas de ouro e prata.

O Coro Carlos Gomes é composto por 23 membros, sendo 12 mulheres e 11 homens, e visa manter um grupo artístico que represente o Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) na área de canto coral. Para isso, executa diversas atividades na área da música, contemplando os aspirantes à profissão das artes musicais oriundos dos cursos de formação do IECG.

O grupo mantém uma agenda anual de concertos, que sempre começa na Semana Santa - na Igreja de Santo Alexandre, desde sua reabertura -, com um repertório inteiramente sacro, interpretando obras de compositores variados, da renascença (século XVI) a composições de brasileiros vivos, para celebrar a Páscoa. Anualmente, o Coro também participa do Concerto Mariano (durante o Círio de Nazaré, em outubro) e do Concerto de Natal, em dezembro.

Programa

Abertura - Parte I

Orlando di Lasso (1532-1594)          “Jubilate Deo”

Thomas Morley (1557- 1602)           “Agnus Dei”

J. M. Nunes Garcia (1767-1830)       “Judas Mercator”

Gregorio Allegri (1582-1652)           “Miserere mei”

Antonio Lotti (1667- 1740)               “Crucifixus”

Palestrina (1525- 1594)                    “Stabat Mater”

Parte II

J. S. Bach                                                         CANTATA 4

“Christ lag in Todesbanden”

Sinfonia

Versus I – Coro Misto

Versus II – Coro Feminino

Versus III- Tenores

Versus IV- Coro Misto

Versus V – Barítonos

Versus VI – Sopranos e Tenores

Versus VII – Coro Misto

Serviço: Abertura do Projeto Música nos Museus com o “Concerto de Música Sacra”. Nesta quarta-feira (24), às 20 h, na Igreja de Santo Alexandre, no Museu de Arte Sacra. A entrada é franca.

Tags

Música SECULT

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder