107 ANOS

Aniversário do Cine Olympia é celebrado com alegria pelos frequentadores

O aniversário do Olympia resgata memórias e ainda é palco para a construção de novas histórias.

Uma programação especial reuniu centenas de pessoas nesta quarta-feira, 24, no Cinema Olympia, espaço que celebrou 107 anos de fundação. A comemoração reuniu música, dança, filmes e muitas recordações.

O evento iniciou no hall de entrada com a DJ Laura Figueiró tocando músicas que marcaram grandes filmes, em seguida a Companhia de Dança apresentou trechos de clássicos do cinema mundial como "Tempos Modernos",  "De Repente 30" e "Perfume de Mulher". Para fechar o evento a exibição do curta metragem "Allegro, Pero No Mucho", do diretor paraense Cassio Tavernard,  e exibição de lançamento do longa metragem "Mestre Cupijó e seu Ritmo", da diretora Jorane Castro.

Bailarinos da Companhia de Dança Lana Santos estavam concentrados e as pessoas visivelmente ansiosas e emocionadas para o começo das apresentações. O aniversário do Olympia resgata memórias e ainda é palco para a construção de novas histórias. A estudante de arquitetura, Katrine Azevedo, de 27 anos, é frequentadora do cinema e elogia a comemoração. "Comemorar essa data é muito importante, visto que esse espaço é único no país e traz filmes que não são tão conhecidos. Eu acho legal o ato de trazer a família e amigos, por isso, o Olympia ainda está construindo memórias para essa geração", falou.

O produtor Arthur Cézar Rodrigues, 36 anos, que não visitava o Olympia desde 1989, quando se mudou para o Rio de Janeiro, veio prestigiar o aniversário do cinema e se emocionou ao ver o lugar conservado depois de tanto tempo. "Quando eu entrei me emocionei, por que não mudou nada. Lembro que o último filme que assisti aqui foi ‘De Volta para o Futuro’, essa sala tava tão lotada que eu assisti ao filme em pé”, lembrou. “Esse lugar é incrível e fico muito feliz de saber que é conservado", completa o produtor.

Yara Rodrigues, mãe de Arthur, tem 67 anos e também estava apreciando o evento. Ela contou orgulhosa sobre a relação com o Olympia. "Eu frequento o espaço desde a minha infância com meus pais, depois na adolescência vinha com os meus namorados e depois com meu marido e filhos. Esse lugar me lembra coisas boas da minha vida, me dá saudade de bons momentos vividos aqui. E ver que ele continua preservado pela gestão me deixa muito feliz", contou.

O diretor de programação do Cine Olympia, Marco Antônio Moreira, preparou uma programação de filmes especial para o mês de aniversário do cinema. "Todo mês de abril a gente pensa em uma exibição de filmes que faça as pessoas lembrarem de grandes clássicos que marcaram a história nesse espaço, da importância de preservar a cultura do cinema e a importância do Olympia nesse processo", explicou o programador.

A diretora do cinema, Nazaré Moraes, pensou também em uma programação para preservar a história do lugar e incentivar novas gerações a frequentar o espaço. "Pensamos nessa programação por que a sétima arte é a junção de todas as coisas, música, dança, som e imagem. A nossa principal preocupação é a valorização da cultura. Nós nos preocupamos em fazer projetos para formar plateias para que, a criança que frequenta hoje, daqui a 10 anos continue frequentando. Então comemorar mais um ano de Cine Olympia é muito importante", finalizou.

Serviço:

Sessões de terça a sexta-feira, às 18h30; sábados, domingos e feriados, às 16h30. Entrada gratuita. 

Tags

fumbel

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.