Programa Educacional

Proerd realiza formatura de 400 alunos da Escola Panorama XXI

O Comando de Policiamento da Capital II e o 24º Batalhão realizaram nesta sexta-feira (3) a cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Concluíram o curso, 400 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Panorama XXI, situada no bairro da Cabanagem, em Belém. A solenidade foi realizada na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, com a presença de diversas autoridades civis e militares.

O evento foi presidido pelo chefe do Estado-Maior Geral da Polícia Militar, coronel Marcelo Ronald Botelho de Souza, e reuniu, além das autoridades, pais e responsáveis dos formandos. Houve entrega de certificados para os alunos que mais se destacaram em sala de aula e para as melhores redações sobre as atividades do Proerd.

O curso foi realizado no primeiro semestre deste ano, por alunos do 5º ao 9° ano do ensino fundamental. O Proerd é uma ação integrada com base na tríade Polícia Militar, escola e família, que visa transmitir aos estudantes habilidades para a tomada de boas decisões, livre do uso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.

No Pará, o Proerd começou suas atividades em 2003, tendo como municípios pioneiros Barcarena e Augusto Corrêa, na região nordeste, e Conceição do Araguaia, no sul do Estado. Desde então, já formou mais de 350 mil crianças e adolescentes, na capital e no interior.

Integração - "Como instrutor do Proerd, há mais de um ano, posso garantir que hoje é um marco na história da Escola Panorama XXI. E, dessa relação, merece destaque a aproximação da Polícia Militar com a comunidade e o corpo escolar. A atuação integrada dessas três áreas gera resultados muito gratificantes. Só sabe quem participa, realmente", destacou um dos três instrutores que atuaram nesta fase do programa, cabo Natanael Lobato, 31 anos.

"Os técnicos, professores e a direção da escola já trabalham no combate às drogas e à violência. Mas nada melhor do que ter a presença da polícia nessas ações. Esperamos que esse trabalho seja ampliado e desenvolvido em outras escolas, para que a criminalidade, a violência e o uso de drogas diminuam", disse a diretora da Escola Panorama XXI, Ercília Maria Pessoa de Oliveira.

Para o comandante do 24° BPM, tenente-coronel Neaucy José Nery Porto de Oliveira, "criamos uma parceria entre o 24° Batalhão da PM e o Proerd. Desta relação, adquirimos o suporte necessário para ministrar as instruções do programa visando à prevenção da violência e das drogas. É importante destacar que essa é a primeira formatura de alunos em área de pacificação, no caso, o bairro da Cabanagem".

Tags

Educação Especial polícia militar proerd

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder