Marajó

Polícia Militar forma 49 agentes no Curso de Táticas Operacionais

O Comando de Policiamento Regional XII da Polícia Militar, com sede no município de Breves, no arquipélago do Marajó, realizou nesta terça-feira (7) a solenidade de formatura do Curso de Táticas Operacionais. O evento teve a presença do comandante-geral da PM, coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, entre outras autoridades civis e militares.

São 49 novos agentes de segurança pública, que, agora, se juntam aos 22 policiais militares que integram atualmente o Grupamento Tático Operacional (GTO), aumentando o efetivo e a segurança na região do Marajó.

O curso teve início em março desse ano, no CPR XII – Marajó Ocidental, com duas turmas de 30 alunos cada, sendo a primeira no período de 18 a 31 de março e a segunda de 8 a 21 abril.

Sob a coordenação geral do comandante do 9º BPM e coordenação operacional do subcomandante da unidade, major José de Jesus Palheta Júnior, o curso teve a participação de policiais militares do efetivo do 9º BPM, sediado em Breves, 22ª CIPM, em Portel, e 32ª CIPM, em Afuá, além de agentes de segurança da Superintendência Regional da Polícia Civil, 11º Grupamento de Bombeiros Militar e Guarda Municipal de Breves.

“O curso foi implementado de acordo com as peculiaridades do Marajó, que se diferencia das demais regiões do Estado em função da sua posição geográfica e a sua imensa malha fluvial, com destaque para o estreito de Breves, onde ocorre o tráfego de inúmeras embarcações de pequeno, médio e grande porte. Essa condição, invariavelmente, fomenta a prática de vários delitos, como o tráfico de entorpecentes e o ataque a embarcações ao longo deste eixo fluvial”, frisou o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Helderley de Oliveira.

Segundo o comandante-geral, coronel Dilson Júnior, a Polícia Militar do Pará está investindo na capacitação e especialização do seu efetivo, “buscando fazer frente à ação de grupos criminosos, reduzir os índices de violência e, principalmente, fortalecer a atuação e a eficiência da corporação e assegurar a tranquilidade e a paz social nessa região do Estado”.

Curso - Durante curso, os alunos estudaram disciplinas específicas para a região, como Noções de Sobrevivência em Área de Selva, Orientação Diurna e Noturna em Área de Selva e Fluvial, Patrulha Rural e Patrulhamento Tático Fluvial, além de Choque Ligeiro, Táticas de Intervenção Penal e Escolta de Presos, Armamento e Tiro, e Técnicas de Varredura em Edificações (CQB).

As aulas foram ministradas por oficiais e praças do 9º BPM, que também contaram com apoio de instrutores da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe), Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e Companhia Independente de Policiamento Fluvial (Cipflu).

Também participaram da solenidade de formatura o diretor de Ensino e Instrução da PM, coronel Renato Dumont Viégas Leal; o comandante do CPR XII, coronel César Maurício de Abreu Mello; e o comandante do 9º Batalhão, tenente-coronel Herderley Souza de Oliveira.

Tags

polícia militar Região Marajó

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder