Fornatur

Pará participa de debate sobre avanços para o turismo no Brasil

André Dias representou o Pará no evento, que teve a participação de 20 estados brasileiros, e do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e de Leônidas Oliveira, presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). BELÉM - PARÁ

O secretário adjunto de Turismo do Pará, André Dias, participou na manhã desta quarta-feira (8), em Goiânia (GO), da 98ª reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). André Dias representou o Pará no evento, que teve a participação de 20 estados brasileiros, e do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e de Leônidas Oliveira, presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).

O Fórum, criado em 7 de novembro de 2000, é um colegiado de secretários estaduais de Turismo ou presidentes de órgãos estaduais da área, que se reúnem para debater principalmente as demandas estaduais, regionais e nacionais, formando um bloco de expressão técnica e política.

No encontro foram apresentados os novos dirigentes estaduais do Fornatur e expostas as diretrizes da Embratur (autarquia vinculada ao Ministério do Turismo). Ocorreu ainda um debate sobre temas de interesse do turismo brasileiro.

Entre os principais assuntos tratados merecem destaque a descentralização da verba para promoção nacional e internacional; a criação da área de Inteligência de Mercado; participação integrada dos estados em feiras e eventos; formatação de um modelo de segurança com as Zonas de Interesse Turístico, e a integração de políticas públicas entre a União e os estados.

Avanços - Para o secretário adjunto André Dias, o Fórum foi uma oportunidade única de obter avanços no setor para todo o País. "Estiveram aqui presentes a maioria dos estados brasileiros, o que tornou o evento muito positivo e importante. Foi a chance de conhecer e avançar em uma pauta nacional fundamental para os avanços do turismo no Brasil", enfatizou.

Ele disse ainda que todos os temas discutidos na pauta nacional afetarão positivamente o Estado do Pará. "Todas as questões nacionais apresentadas para a melhoria do Turismo impactam diretamente no Pará, principalmente a ampliação da malha aérea, que o ministro assumiu um compromisso de dobrar o número de voos que vêm da Europa para o Brasil. Mas ainda tem a questão das zonas de interesse turístico, que também vai fomentar muito o desenvolvimento de hotéis e empreendimentos. Ficou estabelecida ainda uma maior integração entre os estados e a Embratur nas estratégias de promoção do turismo por todo o País", completou o secretário adjunto.

Tags

Economia Turismo

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.