SANEAMENTO

Prefeitura leva ações de limpeza e educação ambiental aos moradores do Jurunas

Um mutirão de limpeza percorreu a avenida Bernardo Sayão, no bairro do Jurunas, na manhã desta quinta-feira, 09. O trabalho faz parte das ações de limpeza desenvolvidas pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), que vem atuando com frentes de trabalho em diversos  bairros da cidade com o objetivo de levar melhorias e qualidade de vida para a população.

Mais de 30 agentes de serviços urbanos atuaram na ação, que incluiu serviço de capinação e abertura e limpeza de valas, além de uma equipe de educação ambiental do Departamento de Resíduos Sólidos (Dres) da Sesan, que levou orientação e conscientização ambiental aos moradores do bairro. No trecho da Bernardo Sayão com o canal da travessa Quintino Bocaiúva o trabalho de capinação foi intensificado. “Estão fazendo corretamente, pois não basta apenas capinar, e não limpar a vala. Se não tiver abertura da vala a água fica presa e corre o risco de ficar alagado”, comentou o comerciante Wágner Sarmento, de 54 anos, que reside na avenida há mais de 30 anos.

Quem também acompanhou a ação de perto foi a dona de casa Marinalda Santos, de 48 anos, que reside há 15 anos no local. “Só quem mora em área periférica é que sabe a importância dessas ações para o bairro. Isso mostra o esforço e a boa vontade da administração pública municipal para com a nossa comunidade”, comemorou a moradora, enquanto observava o trabalho de capinação dos agentes . 

Enquanto a limpeza era executada, uma equipe de educação ambiental percorria as vias que cortam a avenida. “Esse trabalho é fundamental, pois é o momento em que tentamos sensibilizar os moradores sobre a importância de depositar o lixo no horário e dia marcado no calendário, além de outras orientações que eles recebem dos agentes”, declarou Priscila Ferreira, coordenadora da equipe de educação ambiental.

O trabalho de conscientização no local foi bem recebido pelos moradores da área. “Parabenizo esse tipo de iniciativa, pois sei da importância de se manter o espaço público sempre limpo. Procuro fazer a minha parte e recolho e separo o lixo corretamente, mas, infelizmente, nem todos se preocupam e acabam prejudicando toda a comunidade”, contou a aposentada Adelaide de Freitas, de 76 anos, enquanto recebia orientação da equipe. “Semana passada o rapaz que transportava açaí aqui na rua deixou cair caroços bem em frente de minha casa e ficou perigoso, então fui lá e reclamei”, completou a aposentada.

Além das residências, o trabalho de orientação ambiental também foi levado até os portos localizados na via. De acordo com o secretário de saneamento, Claudio Mercês, o trabalho no bairro faz parte das ações de limpeza da Prefeitura de Belém, que visa levar saneamento e qualidade de vida para a população.  “Desenvolvemos esse tipo de serviço regularmente, pois faz parte de nosso cronograma de ações, mas sempre reforçamos o serviço em determinados locais que necessitam de uma atenção imediata”, explicou o titular da Sesan.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

sesan

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder