MERCADO DE TRABALHO

Jovens das ilhas de Belém ganham oportunidade para o primeiro emprego

A oportunidade de conseguir o primeiro emprego fez a jovem Ozana Lima, de 19 anos, se deslocar da ilha do Combú até Belém na manhã desta sexta-feira, 10. “Saí cedo de casa. Peguei barco, ônibus e consegui chegar aqui para o treinamento em que fui selecionada”, contou.

Ozana faz parte do grupo de 200 jovens moradores das ilhas de Belém, com idade entre 18 e 26 anos, que participaram do curso de preparação para a seleção de emprego do restaurante Madero, empresa do estado do Paraná. O treinamento foi realizado pela Prefeitura de Belém, por meio do Portal do Trabalhador, e contou com palestras sobre excelência no atendimento e Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, ministrada pelo Departamento de Vigilância Sanitária de Belém (Devisa), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

A qualificação foi realizada na sede da Superintendência Regional do Trabalho (SRU) e contou com a presença do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e do Superintendente Regional do Trabalho, Alberto Campos. Durante a palestra, Zenaldo Coutinho conversou com os jovens e comentou sobre a parceria fechada pela Prefeitura com a rede de restaurante Madero.

“Eles visitaram outros municípios também, e fizeram uma seleção de jovens nesses lugares, mas nós saímos na frente para abrir essa porta para os moradores das ilhas de Belém. Quando a coordenadora da empresa veio conversar comigo, eu disse a ela que Belém tem uma característica diferente das outras capitais, porque nós temos as ilhas que são como se fossem outros municípios, pela distância, pela dificuldade. Foi  assim que a Madero chegou aqui até vocês”, explicou o prefeito.

O prefeito destacou o trabalho do município na geração do primeiro emprego. “O Portal do Trabalhador tem dedicado parte expressiva do seu tempo, da sua energia e do talento dos nossos servidores na busca por oportunidades de emprego para os nossos jovens para o primeiro emprego. Belém tem se destacado e é a segunda da região Norte, atualmente, em geração de primeiro emprego”, enfatizou o gestor.

Recrutamento - A parceria com a rede de restaurante Madero vai disponibilizar 180 vagas nas áreas de atendente e auxiliar de cozinha. O recrutamento dos candidatos para o treinamento envolveu o Portal do Trabalhador e a Fundação Papa João XXIII (Funpapa), por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Guamá, Icoaraci, Outeiro, Terra Firme e Mosqueiro, que encaminharam os jovens que moram nesses locais.

Morador do distrito de Outeiro, Arthur Novaes, de 22 anos, foi encaminhado pelo CRAS. O jovem destacou a oportunidade que está recebendo. “Fui selecionado pelo CRAS de Outeiro. Estou em busca de emprego há mais de quatro anos. É bem interessante essa parceria da Prefeitura com empresas privadas para dar oportunidade para jovens como eu, que estão em busca de emprego e lutando pra entrar no mercado de trabalho”, destacou Arthur.

Adriana Azevedo, presidente da Funpapa, falou do processo de recrutamento dos jovens que contou com a participação dos CRAS das ilhas. “Existe uma preocupação com jovens e por isso ajudamos nesse processo com a seleção deles, em uma boa parceria entre as secretarias municipais”, disse a presidente.

Treinamento - Órgão da Prefeitura de Belém responsável pelo encaminhamento para vagas de emprego, o Portal do Trabalhador atendeu em 2018 mais de 35 mil pessoas garantindo serviços como emissão de documentos, intermediação de contratações e qualificações. Somente este ano, o órgão encaminhou cerca de 700 jovens para participarem de seleção para as 20 empresas parceiras da entidade. Além disso, até o mês de maio deste ano, cerca de 700 treinamentos já foram feitos pelo Portal do Trabalhador. 

Os jovens que participaram do treinamento na manhã desta sexta-feira, saíram da palestra com o horário e o local da seleção agendados. A seleção será feita na semana que vem. “Os jovens estão sendo treinados por nós e quem fará a seleção será o próprio restaurante. A Prefeitura cria a oportunidade e vem conquistando a confiança das empresas e das pessoas que são atendidas por nós” explicou Gilvan dos Anjos, coordenador do Portal do Trabalhador.  

O restaurante Madero vai selecionar 180 jovens dos 200 que foram chamados. Os que não conseguirem a vaga na rede poderão levar seus currículos para a sede da Superintendência Regional do Trabalho, informação que foi anunciada pelo superintendente regional do trabalho, Alberto Campos, no evento. 

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

portal do trabalhador secon

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder