Mutirão

Hospital Materno-Infantil de Barcarena vai realizar 10 cirurgias em crianças

Neste sábado (11), o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), participará do Mutirão Nacional de Cirurgia Pediátrica, com previsão de realizar 10 cirurgias pediátricas. Desde sua abertura, em setembro de 2018, será o primeiro mutirão de cirurgias promovido pelo HMIB. Somente nos primeiros quatro meses deste ano, o Hospital já realizou quase 360 cirurgias.

Promovido anualmente pela Sociedade de Cirurgia Pediátrica do Brasil, o mutirão é uma importante ação de caráter social, uma vez que reduz as filas de espera de crianças e adolescentes com indicação para cirurgia eletiva. “Além da realização de um alto volume de procedimentos, a programação visa promover a nossa especialidade de cirurgia pediátrica, que ainda é recente”, explicou o cirurgião pediátrico do HMIB, Alfredo Abud.

Estrutura - Doze profissionais, entre médicos, enfermeiros e equipe multiprofissional, estarão envolvidos diretamente  na ação gratuita, que abrange cirurgias de pequeno e médio porte, como as de hérnias inguinais e umbilicais, e postectomia (procedimento para o deslocamento do prepúcio do pênis), beneficiando 10 crianças.

“Além desses procedimentos, o Hospital realiza diversos tipos de cirurgias neonatais, em recém-nascidos da própria Unidade e de outras, também, quando referenciado”, ressaltou Alfredo Abud.

Os procedimentos programados para este sábado, a partir das 8 h, serão realizados pelos cirurgiões  Alfredo Abud, Ana Carolina Matos, Deyb Kebe, Thaysa Mourão e Brian Malacarne, que integram o Serviço de Cirurgia Pediátrica do HMIB. Ambientes do centro cirúrgico foram reservados e preparados para atender as crianças com todo conforto, qualidade e segurança. 

Hospital - O HMIB está localizado na cidade de Barcarena, na região do Baixo Tocantins, a 114 quilômetros de Belém. A Unidade é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e atende média e alta complexidade.

O público-alvo é formado por gestantes e recém-nascidos, que se enquadram nos critérios de admissão do Hospital, bem como gestantes de médio e alto risco referenciadas e recém-nascidos de até 2,5 kg ou 40 semanas pós-concepção. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Oeiras do Pará, Ponta de Pedras e Acará.

Tags

Hospital Materno-Infantil de Barcarena saúde pública SESPA

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.