Interiorização

Alepa participa de Ação de Cidadania pelo aniversário de São João de Pirabas

Em comemoração aos 31 anos de São João de Pirabas, município da região Nordeste paraense, a população foi beneficiada na manhã desta sexta feira (10/05), com uma Ação Cidadania, promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (SEAC) e Fundação ParáPaz, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, deputado Dr. Daniel Santos, acompanhado pelos parlamentares Michelle Begot, Miro Sanova, Professora Nilse, Paula Gomes e Victor Dias. O evento ocorreu no Campo do Bacuri, das 8 até às 17h e contou com a abertura do grupo de carimbó Raízes Coremar, da cidade de Salinópolis. O grupo de dança conta com 7 componentes e 4 bailarinas.

A Ação Cidadania em São João de Pirabas começou no último sábado (4), e ocorreu na Colônia de Pescadores, onde foram realizados diversos serviços à comunidade. Os trabalhos levados para a população foram: consultas médicas como: Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Ortopedia, além de vacinação, avaliação nutricional, verificação de pressão arterial e realização de testes de glicemia, HIV, sífilis e hepatite virais. Houve também emissão de carteiras de identidade, emissão do cartão do SUS. Na Ação, foi oferecido igualmente, orientação jurídica e empresarial, atividades sob a responsabilidade da Defensoria Pública e SEBRAE.

“O Governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Estado do Pará vêm trabalhando de maneira conjunta para que o Estado tenha mais avanço em suas ações voltadas à população. Hoje, no dia em que este município completa mais um ano de emancipação, os moradores têm o que comemorar, ainda falta muita coisa, mas podem ter a certeza que  se depender da Assembleia para que haja mais desenvolvimento para todos os moradores desta localidade e demais regiões, iremos fazer. Pois o Parlamento não se furtará, em levar junto com o Governo, benefícios para a população deste Estado. Comunicamos aqui que será instalado alguns cursos de nível superior no município. Parabéns a este município, hoje e sempre, quem ganha é o povo”, destacou o presidente do Parlamento Estadual, deputado Dr. Daniel Santos.

O governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, ressaltou que o serviço de cidadania ofertado para a comunidade na data de aniversário da cidade é uma forma de firmar ainda mais o seu compromisso com o povo do Pará. “No dia do aviversário de São João de Pirabas, firmo aqui meu compromisso, não só com esta cidade, mas com todas as regiões que compõe este Estado. Esta Ação é uma forma de trabalho para todos, mas  é preciso mais. Nosso trabalho ainda será muito mais do que isso. Será um compromisso de reativar o hospital da cidade, que é particular, mas teremos, sim, um olhar diferenciado para os que precisam deste serviço aqui na localidade. Vamos credenciar para o serviço público e ofertando os serviços de saúde para a população de São João de Pirabas. A Alepa tem mostrado o seu trabalho para com a população deste Estado, acompanha o Executivo, a força do Poder Legislativo ajuda na construção de um Estado melhor”, frisou o governador.

Para a deputada Paula Gomes, os serviços ofertados para a comunidade são uma maneira de garantir a cidadania. “Isso que está acontecendo aqui assegura a todas estas pessoas a sua cidadania. O direto a seus documentos, serviços de saúde, são essenciais para a população. O Governo do Estado tem o apoio do Parlamento, estamos todos unidos por uma só causa: o desenvolvimento do Estado do Pará”, falou a parlamentar.

“31 anos deste município e o Governo vem até à população. Podemos ver a alegria nos olhos de cada um que conseguiu tirar sua identidade, realizar uma consulta. O povo está sendo prestigiado, é uma festa para eles. Hoje serão atendidos, em média, cerca de 3 mil e oitocentas pessoas”, pontuou a coordenadora da Fundação ParáPaz, Ray Tavares.

Comunidade feliz- “Cheguei aqui 8:30, levei aproximativamente 5 horas, moro em Cuiarana, perto de Salinópolis, minha filha de 4 anos tem uma perna curta, percebi quando ela tinha 8 meses. Onde moro não tem ortopedista, precisava muito dessa consulta e agradeço pela oportunidade.Essa  é a primeira vez que consegui uma consulta para ela com este médico. Achei bom, minha filha necessitava desta consulta, é muto ruim não ter por perto um médico para ajudar no que o nosso filho tem”, disse Adriene de Souza, dona de casa, 34 anos, mãe da pequena Anny Manuele.

Graciete Cunha, de 35 anos, casada, atendente, mãe de dois filhos, buscou o serviço de ginecologia. “Tem dois anos que não faço consulta com um ginecologista, preciso de um exame de preventivo, nós mulheres temos que nos cuidar, não é fácil ver que muitas morrem por falta de uma consulta, um exame. Eu sei que já deveria ter feito, mas aqui, às vezes é difícil conseguir essa consulta. Mas hoje,  aproveitei”, enfatizou.

“Eu morava em Marituba, estou aqui em São João de Pirabas há 2 anos, eu vim consultar meu bebê de 1 ano e 3 meses. Durante a semana é mais difícil para mim, eu trabalho e foi mais fácil conseguir a consulta para ele, hoje. Estou gostando do trabalho, a Ação Cidadania veio num momento bom”, falou Joélik Martins, 23 anos, casada, manicure.

Desde o início da atual gestão, foram realizadas Ações de Cidadania nas Regiões Metropolitana de Belém, Baixo Amazonas, Sudeste e Nordeste do Pará. Foram 17.462 atendimentos nestas ocasiões. Em Santarém, já foram realizadas 5.309 atendimentos, em Parauapebas, 2.644, em Marabá, 4.751. Belém 1.723, que ocorreram durante o aniversário do mercado do Ver-o-Peso. Em Ananindeua, no Distrito Industrial, foram 1.296 atendimentos. A próxima Ação Cidadania será na região do Marajó, nos municípios de Soure e Breves.

 

Tags

Alepa em Ação

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder