Programação

Secult promove "percurso patrimonial" durante Semana Nacional dos Museus

Com o intuito de promover a apropriação social dos espaços patrimoniais de Belém, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e seu Sistema Integrado de Museus e Memorias (SIMM), realiza a atividade “Percurso Patrimonial”, que integra a programação da 17ª Semana Nacional dos Museus, criada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que acontece de 13 a 19 de maio em Belém. O tema deste ano é "O rio e suas narrativas: movimento e permanência das tradições".

De acordo com Amilson Pinheiro, historiador do SIMM, responsável pela programação, o projeto se dispõe a retomar a relação histórica que a população de Belém tem com o rio. “Quando as pessoas se sentem pertencentes do processo, elas passam a entender o seu papel e a importância de preservar e o rio tem uma histórica interligada com Belém, desde o seu nascimento".

Entre os objetivos da ação está o uso dos espaços públicos como formativos, o estímulo a participação das comunidades nas discussões sobre a redefinição do uso social dos bens culturais e a valorização do patrimônio cultural nos diferentes grupos sociais. A proposta busca envolver os moradores que estão próximos geograficamente, mas ao mesmo tempo, distantes em relação a apropriação dos bens patrimoniais da cidade. 

O “Percurso Patrimonial” vai acontecer em dois momentos com trajetos diferentes. Inicia nesta terça-feira (14), às 8h, com saída do Porto do Sal, localizado na rua Gurupá (esquina da São Boaventura). O passeio segue pelo Beco do Carmo, Travessa Dom Bosco, Rua Siqueira Mendes, Praça Frei Caetano Brandão até chegar no Forte do Presépio. O segundo momento será no sábado (18), às 8h,com saída do Palácio Lauro Sodré, passando pela rua Tomásia Perdigão, Praça Frei Caetano Brandão até o chegar ao Forte do Presépio.

O trajeto será feito a pé e dura em média uma hora e trinta minutos, por isso a coordenação aconselha o uso de boné, protetor solar e roupas leves. Também recomenda o uso de capas de chuva ou sombrinhas e água. A participação é gratuita.

17ª Semana Nacional de Museus - A programação acontece no período de 13 a 19 de maio e terá como tema "Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições", que propõe um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura. No Pará, os organizadores elegeram como subtítulo "O rio e suas narrativas: movimento e permanência das tradições".

O eixo central de toda programação aborda o imaginário e o arquétipo do rio e a tradição ribeirinha enquanto identidade cultural, valorizando o afloramento da identidade paraense.

Serviço:

A 17ª Semana Nacional dos Museus "O rio e suas narrativas: movimento e permanência das tradições" acontece de 13 a 19 de maio. O Percurso Patrimonial acontece na terça-feira (14), com saída do Porto do Sal, às 8h. O segundo momento será no sábado (18), com saída do Palácio Lauro Sodré, às 8h. A programação é totalmente gratuita.

Tags

SECULT

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.