Programação

17ª Semana Nacional de Museus terá 'Troca-Troca de Leitura'

A Biblioteca Antônio Landi, do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), também participa da 17ª Semana Nacional de Museus com a oitava edição do projeto Troca-Troca de Leitura, que ocorre de 13 a 18 de maio, sempre de 10h às 17h, no Museu do Estado do Pará (MEP).

As publicações a serem trocadas podem ser novas ou usadas, devem estar em bom estado de conservação e não podem ser xerocopiadas. Cada material trocado será substituído por outro de mesma área de interesse. Serão aceitos somente os seguintes temas/assuntos: História do Pará, Artes Plásticas, História da Arte, Arte Sacra, Biografias, Museologia, Patrimônio Cultural, Fotografia, Música, Teatro, Cinema, Pintura, Arqueologia e Antropologia nos seguintes suportes: livros, folhetos, catálogos de exposições e periódicos.

A troca de livros se faz necessária para possibilitar uma maior rotatividade da informação, incentivando a leitura e a disseminação do conhecimento, além de renovar o acervo da biblioteca. Esta ação é oportuna no momento em que os museus do SIMM receberão um grande público em decorrência dos eventos da 17ª Semana Nacional de Museus.

“O objetivo principal do projeto é incentivar a leitura, fazer divulgação da biblioteca, atualizar e ampliar o acervo, conquistar novos usuários”, destacam as bibliotecárias Adriana Cardoso e Nidia Silva. “Como a biblioteca possui muitas publicações duplicadas, a troca é uma forma de promover uma atualização bibliográfica e dar oportunidade aos estudantes e comunidade em geral de obterem livros e compêndios de suas áreas de interesse”, completam.

Elas ressaltam ainda que, pela primeira vez, o Troca-Troca de Leitura disponibilizará Literatura Infantil. A ação será feita por ordem de chegada e de acordo com a quantidade de obras disponíveis.

A 17ª Semana Nacional de Museus ocorre no período de 13 a 19 de maio e tem como tema "Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições", que propõe um debate sobre o papel desses locais como centros emanadores e igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.

No Pará, os organizadores elegeram como subtítulo "O rio e suas narrativas: movimento e permanência das tradições". O eixo central de toda programação aborda o imaginário e o arquétipo do rio e a tradição ribeirinha enquanto identidade cultural, valorizando o afloramento da identidade paraense.

Sobre a Biblioteca Antônio Landi

A formação do acervo bibliográfico da Antônio Landi teve início em 1994 com a doação da coleção particular do maestro paraense Waldemar Henrique e de publicações doadas por outras instituições, passando a funcionar efetivamente em 1999. Posteriormente, foram incorporadas ao acervo as coleções do ex-governador Magalhães Barata, do Memorial da Cabanagem e do Museu Naval.

Em 2003, com a conclusão do Projeto Feliz Lusitânia, ela passou a ser sistêmica, englobando ao seu conteúdo o material bibliográfico dos espaços pertencentes ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais (Museu do Estado do Pará, Museu de Arte Sacra, Museu do Círio, Museu do Forte do Presépio, Museu da Imagem e do Som e Casa das Onze Janelas). A biblioteca teve suas atividades interrompidas em 2007, retornando as suas funções quatro anos mais tarde, em junho de 2011. Desde então, encontra-se sob a responsabilidade da Coordenação de Documentação e Pesquisa e está sediada no Museu do Estado do Pará.

Serviço:

A 17ª Semana Nacional dos Museus "O rio e suas narrativas: movimento e permanência das tradições" ocorre de 13 a 19 de maio. O Troca-Troca da Leitura será realizado de 13 a 18 de maio, de 10h às 17h, no hall de entrada da Biblioteca Antônio Landi (Museu do Estado do Pará, no Palácio Lauro Sodré – Praça Dom Pedro II, s/n). Mais informações pelo telefone (91) 4009-8525. A programação é gratuita.

Tags

cultura SECULT semana nacional de museus

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.