Semana dos Museus

Oficina de montagem de maquetes em papel promove educação patrimonial

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e seu Sistema Integrado de Museus e Memorias (SIMM), promove a "Oficina de montagem de maquetes do patrimônio histórico de Belém", atividade integrante da 17ª Semana Nacional dos Museus - criada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) - que vem com o tema “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições“ e que este ano acontece de 13 a 19 de maio.

A "Oficina de montagem de maquetes do patrimônio histórico de Belém" é uma ação de Educação Patrimonial aberta aos estudantes e ao público em geral, que aprenderão com os educadores Luciana Akim e Nilson Damasceno, através de um processo lúdico de montagem de maquetes de papel, a montar o Palácio Lauro Sodré, patrimônio arquitetônico e histórico de Belém.

De acordo com o arquiteto Marcel Campos, diretor do Museu do Estado do Pará (MEP), como a maioria dos museus paraenses estão instalados em prédios históricos tombados, é importante apresentar para a população, esse que talvez seja o principal acervo de todos os museus, seus próprios prédios. “O objetivo é mostrar à sociedade, como um todo, a necessidade de conhecer para preservar. A gente só preserva o que conhece, então essa ação de montagem de maquetes além de atuar como um reconhecimento do espaço (um bem tombado, a obra de arte arquitetônica), é uma atividade lúdica que leva as pessoas a conhecerem e se apropriarem do espaço para que ele passe a integrar os seus objetos de interesse”, avalia.

Marcel Campos ainda destaca que a ideia é fazer as pessoas conhecerem o espaço por meio de um tour na área externa do prédio para identificar sua fachada e, em seguida, dar início à atividade de montagem da maquete. Segundo ele, essa é também uma forma de educação espacial onde as pessoas, principalmente as crianças, poderão entender como se constrói um prédio, entre outras inferências.

O público-alvo da ação de educação patrimonial são crianças, adolescentes e adultos que visitam os museus do SIM e parceiros, a fim de colaborar para seu reconhecimento, valorização e preservação.

17ª Semana Nacional de Museus - Acontece no período de 13 a 19 de maio e terá como tema "Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições", que propõe um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura. No Pará, os organizadores elegeram como subtítulo "O rio e suas narrativas: movimento e permanência das tradições". O eixo central de toda programação aborda o imaginário e o arquétipo do rio e a tradição ribeirinha enquanto identidade cultural, valorizando o afloramento da identidade paraense.

Serviço:

A 17ª Semana Nacional dos Museus "O rio e suas narrativas: movimento e permanência das tradições" acontece de 13 a 19 de maio. A "Oficina de montagem de maquetes do patrimônio histórico de Belém", terá dois momentos. O primeiro acontece no dias 16 e 17/05, às 15 e no dia 18/05 (Dia Nacional dos Museus), às 10h, no hall de entrada do Palácio Lauro Sodré, na Trav. Dom Pedro II, s/n. A programação é totalmente gratuita.

Tags

cultura SECULT

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.