PALESTRAS

Programação no CRAS Cremação orienta sobre a violência contra criança e adolescente

Um ciclo de palestras e oficinas foi oferecido nesta segunda-feira, 13, para os usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Cremação

Um ciclo de palestras e oficinas foi oferecido nesta segunda-feira, 13, para os usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Cremação. A programação faz parte da campanha nacional do Combate ao Abuso e à Exploração de Criança e Adolescente.

As orientações foram dadas por professores e alunos do curso de Psicologia da Faculdade Uninassau. O objetivo foi orientar os atendidos pelo Cras a identificar sinais de violência, os cuidados que devem ser tomados nesses casos e como fazer o encaminhamento para a rede de proteção e garantia de direitos.

“A população atendida pelo Cras tem uma vulnerabilidade social. Estamos trabalhando no sentido de orientar essas pessoas que estão inseridas nessa realidade ou que possam prevenir essas situações, identificando todos os sinais de risco”, explicou Rose Nascimento, professora da Uninassau.   

O autônomo Marconi Araujo, de 37 anos, sempre procura participar das atividades e palestras desenvolvidas pelo Cras da Cremação. Segundo ele, o conhecimento ajuda a ficar mais atento aos sinais de riscos. “A gente tenta esclarecer as dúvidas e identificar determinadas situações que acontecem no nosso meio. Uma explicação de quem conhece fica mais fácil para identificarmos esses casos. Aqui, eu aprendi muito sobre o ECA, e isso foi determinante para saber mais sobre as leis que abordam a proteção das crianças e dos adolescentes”, comentou.

Os Centros de Referência de Belém trabalham o encaminhamento para a rede de serviços em casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, explica Max Barbosa, coordenador do Cras Cremação. “Temos no Cras psicólogos, assistentes sociais e pedagogos. Fazemos o encaminhamento para os Conselhos Tutelares e também temos o Programa de Proteção Assistencial Integral da Família (PAIF)”, destacou.

Campanha - A data de 18 de maio é marcada pelo Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Fundação Papa João XXII (Funpapa), órgão responsável pela assistência social no município de Belém, vai realizar até o dia 17 de maio uma programação educativa em escolas municipais e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Estão programadas rodas de conversas, oficinas e blitz informativas em vários pontos de Belém.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

funpapa

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.