ACESSIBILIDADE

Mostra fotográfica contemplada em edital da Fumbel pode ser vista em shopping

A quarta edição da Mostra Fotográfica faz parte do projeto Contando Histórias, contemplado pelo edital 004/2018, promovido pela Fumbel

O Dia Mundial da Conscientização da Acessibilidade é celebrado nesta sexta, dia 17, e tem como objetivo aumentar a compreensão sobre os direitos da pessoa com deficiência, para que essas conquistas sejam celebradas e pensadas na inclusão desse segmento na sociedade, para que elas influenciem os programas e políticas para exercer sua cidadania.

Em alusão a essa data, foi aberta na noite de segunda-feira, 13, no terceiro piso do Shopping Boulevard, a quarta edição da Mostra Fotográfica, que faz parte do projeto Contando Histórias, contemplado pelo edital 004/2018, realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel). A mostra fica aberta até o dia 31 de maio, com entrada franca.

O projeto Contando Histórias realiza ações que buscam diminuir as barreiras de acesso enfrentadas pelas pessoas com deficiência, por meio de oficinas de fotografia e a exposição desses trabalhos feitos por essas pessoas.

“Nós esperamos que possamos atingir mais pessoas com o apoio da Fumbel para deixar a exposição mais acessível. Por exemplo, para que uma pessoa cega possa ter acesso a uma exposição fotográfica basta ter os recursos necessários”, explicou a coordenadora do projeto Andréa Miranda.

Um dos fotógrafos da exposição, Romeu Neto, portador de Síndrome de Down, conta sua experiência e como tem sido o trabalho como oficineiro do projeto. “Eu trabalho com crianças com Síndrome de Down e outras também que têm deficiência e a experiência é unificada. O recado que eu deixo para as pessoas é estimular, incluir, dar amor e aceitar”, aconselhou Romeu Neto, de 35 anos.

O presidente da Fumbel, Fábio Atanásio, diz que o objetivo do edital de projetos é fomentar a valorização da cultura e a promoção do acesso aos bens culturais. “São 38 projetos contemplados e foram alocados R$ 3 milhões, distribuídos em toda malha municipal. A música, as artes cênicas, a literatura se estabelecem como um valoroso instrumento de transformação real e positiva na vida de muitas pessoas, conseguindo assim promover uma cultura de paz”, apontou Atanásio.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

fumbel

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.