AÇÕES INTEGRADAS

Programa Prefeitura no Bairro levará atendimento a cerca de 18 mil pessoas no Guamá

O programa Prefeitura no Bairro promoveu também o encontro de lideranças comunitárias e os gestores das secretarias municipais

A 12ª edição do programa Prefeitura no Bairro teve início na manhã desta quarta-feira, 15, na praça Frei Daniel, no bairro do Guamá. As atividades seguem até a próxima sexta-feira, 17, com atendimentos gratuitos, das 8 às 14 horas. Esta á a primeira edição do programa em 2019, na qual é estimado que sejam atendidas entre 15 e 18 mil pessoas, nos três dias do evento.  

“O bairro do Guamá é um dos mais populosos em Belém, por isso, a nossa expectativa é de que muitos atendimentos sejam feitos nos três dias da ação, algo em torno de 18 mil pessoas”, disse Nazaré Costa, titular da Secretaria de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep).

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, fez a abertura das atividades na Praça Frei Daniel e depois foi para uma reunião com os moradores e líderes comunitários do bairro do Guamá, que abriu espaço para a administração municipal ouvir a população, encaminhar demandas e debater soluções aos problemas apresentados.

De acordo com o prefeito, o programa Prefeitura no Bairro possibilita um contato mais aberto com a comunidade. “O programa nos permite, além de disponibilizar um leque diverso de serviços pontuais à comunidade, aproximar os moradores das secretarias municipais, pontuando demandas importantes”, explicou Zenaldo. “É necessário ter ciência dessas demandas diretamente vindas da comunidade, pois dessa forma buscamos soluções mais rápidas, o que traz um planejamento mais sensível das secretarias”, completou.

Durante a reunião, as lideranças comunitárias levantaram questões como a falta de saneamento básico e manutenção do asfalto nas ruas do bairro. Zenaldo pontuou que grande parte das ruas citadas pelos moradores já fazem parte do cronograma de ações da Prefeitura de Belém, e que na próxima semana, equipes da Secretaria de Saneamento (Sesan) irão avaliar a situação para executar os trabalhos necessários.

Serviços - O programa Prefeitura no Bairro, que é coordenado pela Segep, está disponibilizando nesta edição serviços de atendimentos de saúde, como testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites, avaliação odontológica, aferição de pressão arterial, vacinas para jovens e adultos, consultas médicas, exames oftalmológicos e emissão de cartão do SUS. Para emissão do cartão do SUS é necessário estar munido dos documentos RG, CPF e comprovante de residência. Todos esses serviços são disponibilizados pela Secretaria de Saúde (Sesma)

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) está presente na ação emitindo passes estudantil e sênior, além da emissão de credencial para estacionamentos de idoso e de Pessoa com Deficiência (PCD).

A Secretaria de Educação (Semec) participa do mutirão com atividades lúdicas, por meio de brincadeiras, pinturas e leitura às crianças, e está envolvendo as escolas Edson Luís, Amália Paumgartten e Francisco da Silva Nunes, localizadas às proximidades do local da ação.

A ação conta ainda com serviços de saneamento, como a solicitação de limpeza de vias e canais, coleta de lixo e recuperação asfáltica, que são feitas pela Sesan. A Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) está promovendo orientações em relação à regularização fundiária; o Portal do Trabalhador faz o agendamento para retirada da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), agendamento para solicitação do seguro desemprego e encaminhamento de emprego.

As orientações sobre o programa de microcrédito são feitos pelo programa Fundo Ver-o-Sol; alistamento militar e emissão de 2ª via e certificado de dispensa estão com a Junta Militar; a Secretaria de Finanças (Sefin) presta informações sobre os tributos municipais. E há ainda orientações nutricionais, o programa Brinca Belém, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), entre outros.

Assim como nas últimas edições, um dos serviços mais procurados foi a castração e imunização de cães e gatos, que são feitos pelo Centro de Controle de Zoonoses. Outro serviço que também ganhou destaque nesta edição foram as inscrições para o programa Viver Belém Minha Casa, Minha Vida, cujos técnicos da Secretaria de Habitação (Sehab) prestavam todos os esclarecimentos.

A manicure Odinéia Vilhena, moradora do bairro do Guamá há mais de 40 anos ainda não possui casa própria, e aproveitou a ação da PMB para fazer sua inscrição no programa Viver Belém Minha Casa, Minha Vida. “Ainda não desisti do meu sonho da casa própria e, por meio desta ação da Prefeitura de Belém, eu dou início à essa realização. A falta de tempo, aliada à correria diária deixava esse meu sonho distante, mas agora espero ir até o final”, disse Odinéia.

Os serviços do Portal do Trabalhador também têm grande procura. A dona de casa de 53 anos, Sandra Almeida, chegou logo cedo para garantir o atendimento no agendamento da emissão da Carteira do Trabalho para a filha de 17 anos. Para Sandra, a ação da prefeitura leva comodidade ao bairro atendido. “Como temos pouco tempo durante a semana para se deslocar aos órgãos, aproveitamos esta ação para resolver muito mais que uma só necessidade”, disse a dona de casa.

Programa - O programa Prefeitura no Bairro já visitou 11 bairros da Belém e, desta vez, chegou ao Guamá, disponibilizando à comunidade um mutirão de serviços inteiramente gratuitos. Desde a sua criação, em 2017, já foram realizados mais de 113 mil atendimentos e, para esta primeira edição em 2019, no Guamá, a Prefeitura de Belém tem a expectativa de que sejam realizados aproximadamente 18 mil atendimentos durante os três dias.

O programa Prefeitura no Bairro segue até a próxima sexta-feira, 17, das 8 às 14 horas, na Praça Frei Daniel, na travessa Guerra Passos, esquina da rua Intendente Dr. Virgílio Mendonça. Nesta edição não está sendo emitida a Carteira de Identidade (RG).

Para ter acesso aos serviços, é necessário apresentar originais e cópias do RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, Comprovante de Residência e Carteira de Vacina, em caso de vacinação e Cartão do SUS para consultas médicas. Os atendimentos têm início pontualmente às 8 horas, com término às 14 horas.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

secon sefin sehab semec semob sesan

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.