COMEMORAÇÃO

Dia do Gari é comemorado com um café da manhã e com histórias de amor ao trabalho

Os colegas de trabalho são responsáveis pela limpeza da Praça Brasil.

O dia nem clareou e Bianca Nunes, de 30 anos, já está nas ruas a caminho de mais um dia de trabalho. Moradora do bairro do Barreiro, ela acorda cedo, dá uma arrumada rápida na casa, leva a filha na escola e em seguida sai para trabalhar. “É tudo na correria para não atrasar, por isso acordo cedo para chegar com tempo no serviço”, contou a jovem, que há 10 anos trabalha como agentes de serviços urbanos da Prefeitura de Belém. “Procuro fazer tudo direitinho, pois sei da importância do meu ofício para a sociedade”, completa.

A dedicação dela pelo trabalho representa a mesma dedicação dos cerca de 1650 agentes de serviços urbanos do município de Belém, que com muito esforço e competência, são os responsáveis pelo recolhimento diário de cerca de 2 mil toneladas de lixo e entulho das ruas da cidade. Nesta data de 16 de maio, quando se comemora o Dia do Gari, Bianca revela o desejo de que a população de Belém cuide mais da cidade. “O que eu desejo para o dia de hoje? Que a população não jogue lixo nas ruas e tenha consciência da importância de manter a cidade limpa. É muito triste terminar de limpar uma praça e logo em seguida ver o espaço sujo”, lamentou.

O trabalho é puxado, no entanto, é tratado com leveza e alegria pelo gari Márcio Nazareno da Silva Pinheiro, de 44 anos. “Apesar de cansativo, gosto do meu trabalho como gari e repasso aos meus filhos a importância dessa profissão. Faço isso há 24 anos e tento fazer da melhor maneira possível”, disse Márcio. “Infelizmente, nem todos se conscientizam da necessidade de manter a cidade limpa. Vejo pessoas descartando papelzinho de bala no meio da rua sem imaginar que é de um simples papelzinho que nasce os grandes pontos críticos de lixo”, lamentou Márcio, enquanto ajudava a colega Bianca na varrição da Praça Brasil.

Café – A comemoração pelo Dia do Gari não passou em branco no Departamento de Resíduos Sólidos (Dres) da Sesan, que recebeu os servidores da limpeza com um café da manhã nas dependências do órgão. A programação contou com momento de lazer e até um desfile para a escolha da miss e do mister da festa. A animação da servidora Marli Ribeiro Nascimento, de 70 anos, contagiou o público, tanto que ela saiu vencedora do concurso na categoria feminina. “Fico muito feliz em participar e, principalmente, por ganhar o título, pois na data de hoje, quando se comemora o Dia do Gari, estou completando 42 anos de serviços”, contou Marli. Na categoria masculina, o grande vencedor foi Paulo César Lopes, de 62 anos. “Agradeço por este momento de alegria junto aos meus colegas de trabalho, pois somos uma verdadeira família”, declarou o servidor, que há 7 anos se dedica no serviço na feira do barreiro.

 “Temos que reconhecer a importância desses profissionais, pois a limpeza urbana é uma tarefa que exige muita dedicação e esses servidores demonstram o compromisso com a profissão”, destacou o secretário de saneamento, Claudio Mercês. A programação no Dres encerrou com um momento de oração, seguido de um café da manhã.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

sesan

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.