12ª EDIÇÃO

Programa Prefeitura no Bairro encerra ações no Guamá com saldo positivo de atendimentos

O programa Prefeitura no Bairro, realizado no bairro do Guamá, registrou cerca de 13 mil atendimentos, e se encerrou nesta sexta-feira, 17

Cerca de 13 mil atendimentos foram realizados na 12ª edição do programa Prefeitura no Bairro, a primeira deste ano, realizada no bairro do Guamá, na praça Frei Daniel, na travessa Guerra Passos, durante os dias 15, 16 e 17 de maio.

O programa, que conta com uma força tarefa de todos os órgãos e secretarias municipais, é uma iniciativa da Prefeitura de Belém (PMB), coordenada pela Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento (Segep), e levou mais de 50 serviços inteiramente gratuitos à comunidade. Desde sua criação, em 2017, o programa já atendeu mais de 113 mil pessoas em 11 bairros diferentes da capital paraense.

A ação tem ainda o objetivo de estreitar a comunicação entre moradores do bairro escolhido e a gestão pública, por meio de uma reunião entre o prefeito Zenaldo Coutinho, secretários municipais e representantes do bairro, na qual são encaminhadas as demandas diretamente às secretarias responsáveis.

A participação dos secretários municipais foi intensa, durante os três dias de ação. Os gestores tiveram a oportunidade de conhecer a realidade local e trabalhar, de forma mais rápida, na solução das demandas solicitadas.

Durante os três dias de atendimento, foram disponibilizados serviços nas áreas da saúde, saneamento, orientações de regularização fundiária, emissão de passe livre, urbanismo, agendamento para emissão da carteira de trabalho, alistamento militar e emissão da 2ª via do certificado de reservista, informações tributárias, orientações nutricionais, atendimento de animais domésticos, inscrição no programa Viver Belém Minha Casa, Minha Vida, entre outros.

Encerramento - No último dia de atendimento, o clima foi de tranquilidade nos estandes das secretarias, até mesmo para os serviços mais procurados.

De acordo com Nazaré Costa, titular da Segep, o resultado desta edição foi excelente. “A população do Guamá esteve presente e participou durante os três dias de ação. Recebemos muitos elogios pela quantidade de serviços ofertados. Para garantir o atendimento mais completo dos moradores, o serviços de castração de animais domésticos, um dos mais procurados na ação, será estendido para mais 15 dias de atendimentos, e já conta com 500 animais agendados”, destacou a secretária.

Ainda de acordo com a coordenadora da ação, os atendimentos do Portal Fundo Ver-o-Sol ganharam destaque nessa edição, com a capacitação de 100 pessoas, divididas entre os cursos de empreendedorismo e de garçom e garçonete.

Renata Soares é vendedora, mora no Guamá e aproveitou para se capacitar no curso de empreendedorismo e contribuir no local no qual trabalha. “Aproveitei também para conversar com a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, para ter conhecimento das ações de conscientização ambientais e mostrar à minha filha que podemos fazer a nossa parte”, contou Renata, que garantiu uma muda de planta.

Atendimentos - Os atendimentos na área da saúde foram um dos mais procurados durante o Prefeitura no Bairro. Nesta edição, foram realizadas mais de 400 consultas médicas, além da imunização de 500 pessoas por meio das vacinações.

A feirante de 58 anos, Maria de Fátima Mota, aproveitou o último dia de ação para se vacinar contra a gripe. “Tive conhecimento da ação por meio de uma amiga e como moro próximo da praça, aproveitei para me vacinar. Queria agradecer pela atenção da equipe, que me atendeu com atenção desde o início e mostrou muito carinhosa”, comentou Maria de Fátima.

Para a servidora da Secretaria de Saúde, e coordenadora das ações da área da saúde, Margareth Marvão, a comunidade do Guamá surpreendeu a equipe. “O número de atendimentos superou as nossas expectativas, o que demonstra a importância dessa ação realizada pela Prefeitura”, disse.

“Encerramos mais uma edição do Prefeitura no Bairro e fica o sentimento de dever cumprido, pelo qual agradecemos muito aos moradores do bairro do Guamá”, completou.

A próxima edição do programa Prefeitura no Bairro, a segunda deste ano, será realizada no final do mês de junho, em local ainda a ser definido.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

semma sesma

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.