CAPOTERAPIA

Unidade de saúde utiliza terapia alternativa em atividade com idosos

Quando teve o primeiro contato com a Capoterapia, há mais de cinco anos, Osmarina dos Santos, de 70 anos, não conseguia movimentar o braço esquerdo devido a uma fratura. Depois de algumas sessões, ela conta, orgulhosa, sobre a rápida recuperação.  “Cheguei na Capoterapia e comecei a me movimentar. Com o tempo, recuperei os movimentos do braço e, hoje, digo que ela só me traz benefícios e felicidade. Por isso, toda sexta-feira estou aqui nas aulas”, afirma dona Osmarina.

Capoeira - Na Capoterapia, em uma grande roda, lado a lado, os participantes fazem os movimentos indicados pelo professor ao som de pandeiro e cantigas de roda usadas na capoeira. Por meio de várias dinâmicas, os alunos trabalham a expressão corporal, as articulações, a musicalidade, as relações interpessoais e o afeto, dentre outras habilidades.

Dona Osmarina está entre os cerca de 25 idosos que recebem as técnicas da Capoterapia, dentro  das atividades do Programa Saúde do Idoso, desenvolvido pela Unidade Municipal de Saúde (UMS) da Marambaia. As aulas são ministradas às sextas-feiras, durante uma hora. Para participar, basta estar cadastrado na UMS. 

Rosa Helena Barros, de 67 anos, também já sente no corpo e na mente o resultados da Capoterapia. “Cheguei aqui com artrose, que me impedia de movimentar os braços. Depois, fui conseguindo voltar mexer os membros e já faço o que não conseguia antes. Aqui, eu encontrei minha saúde e bem estar físico e mental. Nunca falto, porque me faz muito bem”, comemora dona Rosa. 

Terapia - A técnica foi adotada pela UMS Marambaia em março, após a sugestão do professor e capoterapeuta Marcos Silva que já desenvolvia aulas no bairro há cinco anos.  “A Capoterapia é uma terapia alternativa que tem feito bastante sucesso com as pessoas de todas as idades, especialmente, idosos. Nosso interesse de abraçar esta iniciativa, de forma voluntária, dentro da rede pública, possibilita aos nossos usuários uma melhor qualidade de vida, por meio de exercício físico e trabalhando a memória”, destacou a diretora da UMS Marambaia, Márcia Saul.

Para o capoterapeuta Marcos Silva, o resultado do trabalho é visto na melhoria da qualidade de vida dos idosos e na vitória deles sobre os próprios obstáculos. “Muitos chegam aqui com limitações de movimentos de membros, outros com crise de ansiedade, e a cada aula, vão melhorando. Por isso, decidimos adotar aqui na unidade para o bem estar dos idosos do bairro”, afirma Marcos. 

Mestre - Na aula desta sexta-feira, 17, o grupo recebeu a visita especial do mestre de capoeira, há 45 anos, Gilvan Alves de Andrade, que também foi idealizador da Capoterapia, há 20 anos. Ele está em Belém para ministrar um curso de formação de capoterapeutas, que será realizado nos dias 17, 18 e 19, na escola Mundo Encantado, no bairro do Guamá. O curso foi trazido a Belém pelo Instituto Brasileiro de Capoterapia.

Segundo o mestre Gilvan, vários estados brasileiros já utilizam a técnica como uma prática integrativa da saúde pública. No Brasil, cerca de 400 municípios a utilizam e 50 mil pessoas já aderiram. Para ele, ainda é preciso investir na formação de mão de obra.

“Precisamos formar mais profissionais de capoterapia que difundam a técnica nas suas cidades e incentivem os governos a colocá-la em seus planos de trabalho na área da saúde”, avalia Gilvan. 

 O mestre tem buscado expandir e difundir as práticas da técnica pelo Brasil por acreditar nos seus resultados. “Capoterapia é muito mais que atividades físicas. É qualidade de vida com um todo, acionando a história de vida dessas pessoas, as memórias e trabalhando ainda as relações”, explica o mestre.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

sesma

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder