Educação e Cidadania

Deputados cumprem agenda em Belém

"A Educação só é possível diante daquilo que se acredita. Assim como um dia eu acreditei que seria governador deste Estado, eu acredito que a Educação do Pará será vista nos próximos anos como algo que transforme a sociedade. Esse espaço é de transformação e reconhecimento que é possível ter uma educação pública de qualidade. Sabemos que este local, o bairro do Bengui, possui, assim como outros, um alto índice de violência, mas quero dizer a todos vocês que só é possível melhorar essa realidade com a educação e se juntos caminharmos lado a lado, colheremos um resultado satisfatório para o Estado, sei que vamos conseguir”, disse o governador do Estado, Helder Barbalho, durante seu pronunciamento neste sábado (18.05), durante a inauguração da 10ª escola entregue à população em seu mandato : a Escola Estadual de Esino Fundamental Marilda Nunes.

Acompanhado pelos deputados Dilvanda Faro, Fábio Freitas, Miro Sanova, Delegado Nilton Neves, Eraldo Pimenta, Igor Normando e Wanderlan Quaresma, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, deputado Dr. Daniel esteve na inauguração de mais essa escola que a população do bairro do Bengui, Belém, recebeu na manhã deste sábado (18.05).

A Escola Marilda Nunes foi totalmente reconstruída após passar por diversos problemas em sua estrutura física, entre eles o desabamento da laje. Após 27 anos de existência, é a primeira vez que a escola recebe uma obra desse porte. No início da solenidade, o grupo folclórico Asa Branca de icoaraci e o Coral dos alunos da Escola Aldebaro Klautau, do Tapanã, se apresentaram.

“Costumo dizer que a educação é a base de tudo depois da família. Essa é uma unidade nova, onde os alunos irão se sentir bem melhor para o seu ensino aprendizagem. A Alepa tem marcado presença nas ações que são essenciais para o crescimento deste Estado. Vamos construir um Estado melhor. A Educação é prioridade no trabalho do Governo e do Legislativo também. Os projetos que são encaminhados para a Casa, no que se referem à educação, serão apreciados e aprovados, assim como outros que são de interesse da população do Estado”, frisou o o presidente da Alepa, Dr. Daniel Santos.

Ainda de acordo como chefe do Executivo, a educação deve ser um novo horizonte para a juventude. “Nós não temos o direito de ficar paralisado vendo a juventude se perder. Temos que ter a capacidade de reagir e reagir é ter a presença de educação para somar com a segurança pública deste Estado. O Pará está presente para enfrentar os desafios da educação, bem como o da segurança pública, e vamos obter resultados significativos. Neste bairro, no mês de julho, vamos iniciar a reforma da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Luíza da Costa Rego. Essa escola será a primeira do bairro que vai ter participação pedagógica liderada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e mais ainda, haverá o apoio da Polícia Militar dentro da escola para uma formação militar e de orientação aos alunos”, destacou o governador, Helder Barbalho.

A deputada Dilvanda Faro destacou que a Alepa vem participando ativamente nas demandas do Executivo. “A Assembleia Legislativa do Estado do Pará está sempre colaborando com o Estado. Hoje o aniversário é do governador, mas quem ganha é o povo. Todo o nosso apoio ao povo dessa comunidade que merece um olhar diferenciado. São anos que essa escola não era olhada e agora nessa nova gestão teremos um olhar assinalado pelo Executivo e com certeza, com a contribuição da Alepa”, sinalizou a deputada.

Marilda Nunes, esposa do ex governador do Estado do Pará, Alacid Nunes, falecido em 2015, disse da satisfação em receber a homenagem. “Estou feliz por essa escola ter meu nome, ela está totalmente equipada, climatizada, digna de receber os alunos. Sei que aqui eles terão um bom desempenho escolar”, disse ela.

Maria Queiros, 52 anos, mãe de dois filhos na escola, moradora do bairro há mais de 30 anos, relatou que a escola não tinha condições de ajudar no ensino dos filhos. “Isso tudo está muito bom, antes o banheiro era entupido, não tinha ar condicionada nas salas, fazia muito calor. Espero que realmente mude a situação da educação no Estado, acredito que com esse novo governo seja diferente em tudo”, disse.

A escola recebeu um investimento de aproximadamente R$3 milhões em recursos assegurados pelo Estado. São 776 alunos que desfrutarão de salas de leituras, recursos multifuncionais, informática e sala de música. Há ainda 8 salas de aula, espaço de direção e secretaria, além de uma  quadra coberta.

Após a inauguração da unidade escolar, o presidente da Alepa, acompanhado pelos deputados delegado Nilton Neves e Miro Sanova, seguiu para a Ação Cidadania promovida pelo Projeto ParáPaz, através do Governo do Estado, no Espaço Tia Anizia, localizado na rua São Bento, próximo ao mercado municipal do Benguí.

Na Ação, foram ofertados diversos serviços á comunidade: Consultas médicas, emissão de documentos, verificação de pressão arterial, emissão do cartão do SUS, orientação jurídica e também serviços de beleza.

“Nossa população precisa cada vez mais disso, atenção dada pelas pessoas que estão lhe representando. Essa Ação Cidadania, realizada pelo ParáPaz, faz com que essa comunidade do Bengui receba esses serviços que muitas das vezes elas não têm tempo de ir ao encontro, devido o seu trabalho no dia a dia. O projeto está de parabéns, eu enquanto deputado desse Estado, farei o possível na luta por benefícios a todos que fazem esse Estado. É nosso dever estar inserido na comunidade”, comentou o presidente da Alepa, deputado Dr. Daniel Santos.

“Achei maravilhoso meu atendimento com o médico angiologista, já tinha andando muito para conseguir essa consulta. Valeu a pena ter chegado aqui às 5:30. Espero que aconteça mais vezes, esse programa é muito bom, nem todo tempo eu posso ir atrás de médicos”,disse Jurema Maria de Jesus Moreira, 48 anos, moradora do Bengui há 35 anos.

 

 

Tags

ação de cidadania Educação

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.