CIR Metropolitana I

Reunião da Comissão Intergestores Regionais discute prioridades de saúde na RMB

A Comissão Intergestores Regionais (CIR Metropolitana I), composta pelos secretários de saúde dos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara e Benevides, se reuniu na semana passada, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), para mais um encontro ordinário do calendário de 2019.

A CIR é uma instância de cogestão no espaço regional, que mantém um canal permanente e contínuo de negociação e decisão entre os gestores municipais e o Estado, pactuando, de forma consensual, a definição das regras da gestão compartilhada do Sistema Único de Saúde (SUS).

A reunião foi coordenada pelo secretário de saúde de Belém, Sergio Amorim, que apresentou diversos pontos da pauta de interesse comum aos cinco municípios que compõem a Região Metropolitana I. 

Pauta - Dentre os pontos de pauta abordados esteve a discussão de estratégias para intensificar a cobertura da vacinação até o dia 31 de maio, para alcançar as metas de cobertura do vírus Influenza.

A reunião também abordou o monitoramento da Política de Atenção Básica; a cobertura dos exames Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU); a necessidade de implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) nos municípios de Santa Bárbara, Benevides e Marituba; a definição de fluxo para execução do Plano Regional de Educação Permanente; dentre outros assuntos de interesses específicos de cada município que compõe a Região Metropolitana I.

Sérgio Amorim destacou que Belém vem desenvolvendo várias estratégias para alcance das coberturas de serviços que foram pontos da reunião, e destacou a implantação de mais mamógrafos na Unidade de Referência Especializada em Atenção à Saúde da Mulher (URE), em Belém.

Para o titular da Sesma, a presença dos gestores e representantes do CIR valorizou a reunião e mostra que a saúde vem sendo tratada como prioridade e o trabalho de mobilização junto aos municípios está dando certo. “Esse tipo de evento é o ambiente propício para se debater e encontrar os melhores caminhos para melhorar a saúde dos usuários da nossa Região de Saúde. Temos convicção de que, quanto mais efetiva é a participação dos municípios, melhor vamos atender ao cidadão”, destacou Sérgio.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

sesma

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.