Programa

Programa de saúde para policiais no Pará vira projeto de lei do deputado Bordalo

Projeto de Lei (PL) que cria Programa de Segurança e Saúde no Trabalho aos Agentes de Segurança Pública do Pará, de autoria do deputado Bordalo (PT), foi apresentado nesta terça-feira (21) em Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e visa implementar propostas que garantam a saúde física e mental dos trabalhadores da polícia civil, militar e inspetor prisional.

Como não há uma legislação específica que trata sobre o assunto no país, a proposta se baseia na Portaria Interministerial SEDH/MJ Nº 2, de 15 de dezembro de 2010, que estabelece as Diretrizes Nacionais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública e no projeto aprovado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Bordalo recorda que no período em que foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito para Apuração a Atuação de Grupos de Extermínio e Milícias no Estado do Pará, conhecida como CPI das milícias, ouviu diversos relatos de problemas de saúde de policiais militares.

“E uma atmosfera [ambiente de trabalho] que leva muitas vezes ao alcoolismo uso de drogas; foram mais de 70 entrevistas com policias militares”, recorda.

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2013), 15,6% dos policias brasileiros já foram diagnosticados com algum distúrbio psicológico, e em torno de 67% dos entrevistados relatam que têm medo de serem mortos dentro e fora do serviço.

Um dos objetivos do PL é “garantir a vida, os direitos e a dignidade dos trabalhadores da segurança; prevenir doenças laborais (físicas e mentais) e a melhoria das condições de trabalho dos agentes de segurança pública, para prevenir ou evitar a morte prematura do trabalhador ou a incapacidade total/parcial para o trabalho”.

O deputado petista, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa, pediu aos parlamentares presentes celeridade na aprovação do projeto “para que possa avançar na proteção, cuidado e garantia de direitos da saúde do trabalhador da segurança pública do Estado do Pará”, concluiu.

 

Tags

Carlos Bordalo Deputados em ação

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder