Alimentos

Lei que evita desperdício de alimentos é aprovada

Durante Sessão Ordinária na última terça-feira (21.05), foi aprovada lei de autoria do deputado Chicão que cria espaços nos supermercados, mercadinhos e outros estabelecimentos para comercializar frutas, verduras e legumes 30% mais barato.
Os estabelecimentos comerciais estão autorizados a reservar um espaço para vender os produtos que apresentam pequenas deformidades, mas mantém  o teor alimentar. 
São produtos que apresentam pequenos defeitos, manchas, ou parcialmente machucados por causa de transporte, armazenamento ou manuseio errado.
Mais para vender tais produtos o estabelecimento deve obedecer as determinações de higiene e conservação estabelecidas pela Anvisa - Agência Nacional de vigilância sanitária. Os produtos devem ser vistoriados diariamente por funcionários treinados para atestar a qualidade dos alimentos. 

A iniciativa do deputado Chicão visa combater o desperdício de alimento que tanto faz falta na mesa de milhares de famílias.
De acordo com dados da Embrapa, por dia, o Brasil desperdiça cerca de 39 mil toneladas de alimentos, quantidade que seria suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros. 
O Governo Federal através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento incentiva o consumo de frutas consideradas "feias" para reduzir o desperdício e estimular o comércio de frutas, verduras e legumes que apresentam  deformidade ou lesão, mas mantenham o valor nutricional.

Tags

Chicao Deputados em ação

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.