Imprensa Oficial

Pacientes com HIV/Aids recebem espaço de leitura do Livro Solidário

Espaço de leitura vai beneficiar os usuários da Unidade de Acolhimento Temporário, da Sespa, em Belém

Dinâmicas de grupo, recital de poesias, brincadeiras e mágicas marcaram mais um ação do projeto Livro Solidário, da Imprensa Oficial do Estado, com a entrega de um espaço de leitura, que vai beneficiar os usuários da Unidade de Acolhimento Temporário (UAT), da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa). O evento ocorreu na tarde de terça-feira (21), na sede da UAT, localizada na avenida Generalíssimo Deodoro, em Belém.

O espaço de leitura do Livro Solidário é composto por três estantes com mais variados tipos de livros, entre contos, infanto-juvenil, romance, informativos e gibis. O objetivo é atender a demanda de usuários que passam pela unidade, geralmente residentes no interior do Estado, que estão em tratamento de saúde na capital por conta do HIV/Aids.

O novo ambiente foi aprovado pela estudante do ensino médio do município de Parauapebas, M.C, 21, que acompanha a mãe há cinco anos no tratamento de saúde em Belém. “Esse espaço vai fazer a gente unir o útil ao agradável. Ler é muito importante. Quando a gente tem TV e distrações, esquece um pouco da leitura. Por ser uma área de acolhimento, muitas vezes o ambiente se torna muito sério. Então, a leitura será uma boa distração”, contou a jovem.

A mãe, L.C, 41, se sentiu motivada com a possibilidade de folhear os livros do novo espaço. “É uma ideia muito boa. Eu gosto muito de ler. A leitura distrai a mente, faz a gente esquecer os problemas e sair da realidade”, contou a paciente.

Diagnosticada com câncer de colo do útero no final de 2018, L.C. está internada na unidade da Sespa há mais de um mês, onde recebe o apoio dos profissionais no tratamento de quimioterapia e radioterapia que realiza no Hospital Ophir Loyola. “É a terceira vez que somos acolhidos na UAT. Na primeira, passei 15 dias em tratamento, na segunda vez, foram mais dez dias e, agora, não há previsão de alta”, explicou.

Durante a ação, os usuários e profissionais puderam interagir mostrando os livros novos da mini biblioteca. Para alegrar a tarde, houve dinâmicas, números de mágica com o servidor da Imprensa Oficial, Eli Carlos, recital de poesia com o escritor, poeta e cordelista, Juracy Siqueira, além da apresentação do grupo de humanização da Santa Casa.

Ao agradecer a parceria com a Sespa, a coordenadora do Livro Solidário, Ellana Silva, disse que a Imprensa Oficial já entregou mais de 30 espaços de leitura instalados na Região Metropolitana e no interior do Estado. “A gente espera que este ambiente seja muito bem utilizado pelos pacientes e profissionais que trabalham nesta unidade. Sabemos que a leitura abre muitos caminhos e possibilidades, além da oportunidade de refletir e pensar novos horizontes”, disse.

A diretora da UAT, Adenilza Conceição, agradeceu o apoio e disse que o novo espaço tem “uma importância imensa, já que a leitura transforma o pensar humano”. “Com a vinda desses livros pra cá, nossos profissionais intensificarão um trabalho que já vem sendo feito. A leitura é muito importante por trabalhar o pensamento, os momentos que estão em conflitos psicológicos”, ressaltou.

Também participaram da ação, o coordenador da 1ª Unidade de Referência da Sespa, Marcos Normando; o representante da Fundação Cultural do Pará (FCP), Renan Normando; e da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV e Aids, Edinaldo Silva. Eles também aproveitaram para doar mais livros ao novo espaço.

Tags

Hospital Ophir Loyola imprensa oficial SESPA

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.