INTERNET

Secretaria Municipal de Finanças disponibiliza novo portal de serviços

A tecnologia facilita a realização de muitos serviços e a demanda para serviços online tem sido cada vez maior. Procurando se adequar às demandas e aproveitando os avanços tecnológicos, os serviços relacionados aos tributos mobiliários e imobiliários no município de Belém, agora estão disponíveis aos usuários no site da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), por meio da plataforma Sistema Integrado de Administração Tributária (SIAT).  

Serviços como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), cadastro de certidão imobiliária, cadastro imobiliário, certidão de não cadastro e muitos outros podem ser realizados de forma online, facilitando o processo para o contribuinte. Um dos diferenciais, que garantem a segurança do processo, é que todas as certidões emitidas pela plataforma contam com um QR Code para validação nos cartórios, que fazem esse trabalho dentro do próprio portal de serviços.

“A Sefin implantou essa plataforma a partir da demanda de modernizar os serviços, utilizando a internet. Com esse sistema, podemos agilizar o processo para o contribuinte. Hoje, até mesmo pelo celular, é possível acessar o portal de serviços e tirar certidões, fazer consultas, sem a necessidade de se deslocar até os locais de atendimento”, explicou Socorro Souza, diretora do Departamento de Tributos Imobiliários da Sefin. “É uma melhoria muito grande do serviço para a população”, reforça.

Ajustes - Apesar do avanço na plataforma, alguns processos ainda não estão acessíveis no site. A previsão da Secretaria é de que todo o Portal de Serviços esteja disponível para os usuários a partir do segundo semestre de 2019, após uma fase de ajustes no sistema. “Estamos ainda na etapa de implantação da maioria dos serviços, mas nosso objetivo é que todos os serviços da Sefin sejam feitos dentro desse sistema” comentou Socorro.

Por conta desses ajustes na plataforma, os processos como os de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), alteração cadastral, averbação e alteração de propriedade do imóvel ainda precisam ser feitos pessoalmente em uma das oito unidades de atendimento da secretaria, localizadas em Belém e nos distritos de Icoaraci e Mosqueiro.

O SIAT, novo portal de serviços da Sefin, pode ser acessado pelo link http://siat.belem.pa.gov.br:8081/acesso/pages/geral/index.jsf

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

sefin

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.