Reunião
Composta pelas dez parlamentares que integram o Parlamento Estadual, a Bancada Feminina da Alepa realizou na tarde da última quarta-feira (22.05), na sala dos ex-presidentes da Casa, uma reunião com diversas entidades que estão ligadas às causas em defesa da mulher.
No Brasil, a inserção das mulheres nos espaços de poder e decisão é algo que vem sendo consumado após longas décadas de organização, mobilização e luta. Mas ao analisarmos a composição do senado federal, das assembleias legislativas, das câmaras, notaremos uma sub-representação.
De acordo com o relatório do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP-2018), houve uma renovação desde 1990 no Congresso Nacional, ao mesmo tempo que se observou uma fragmentação partidária e um conservadorismo forte em relação aos valores.
Para a Bancada Feminina da Alepa, ocupar o espaço político é a tomada de decisão mais importante para fazer valer a pena os direitos das mulheres.
Segundo a deputada professora Nilse Pinheiro, o fato de a Bancada Feminina estar realizando essa reunião ordinária é uma forma de chamar a atenção da sociedade, de mostrar à população que o trabalho está sendo realizado. “ Hoje estamos com a presença de órgãos que nos ajudam e que tem o nosso apoio na luta contra a violência das mulheres e seus direitos. Prestamos contas com a população através dessas reuniões”, observou a deputada.
A deputada Heloísa Guimarães disse que será realizado no mês de junho uma Audiência Pública para que seja debatido não só o direito da mulher, mas o poder da mulher. “Vamos abordar na audiência do 10 de junho, que será realizada no auditório João Batista, o poder feminino. Nós, aqui nesta Casa, estamos representando todas a mulheres do Estado e isso deve inspirar mais mulheres. A representatividade deve aumentar não somente neste Parlamento, mas em outras esferas. Temos que impor respeito enquanto mulher e liderança, é desafiador”, pontuou ela.
Para a delegada Sílvia Rego, responsável pela Diretoria de Prevenção à Violência (Diprev), da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), esse é um momento de acerto do Estado e Parlamento Estadual. "Esse trabalho feito por essa bancada dá um diagnóstico e traz o resultado de uma forma integrada. Percebemos que as forças do Estado estão se unindo em prol de um único objetivo: a defesa, o respeito da mulher dentro da sociedade”, frisou.
“Peço que nossa região esteja dentro do trabalho realizado pela Bancada Feminina deste Poder. Marabá e demais regiões precisam da presença destas parlamentares, assim como do governo do Estado nas ações no combate à violência contra as mulheres”, destacou Priscila Veloso, vereadora de Marabá.
“É bom discutir e colocar em prática ações desse tipo, temos que buscar mais políticas públicas para as mulheres, em todos os sentidos. Sempre que a SEJUDH for convidada, estaremos participando, assegurando o direito da mulher”, pontuou Marcia Jorge, representante da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado (SEJUDH) e coordenadora de Integração de Política para as Mulheres da entidade.
Participaram também da reunião, a deputada Paula Gomes e Defensoria Pública.
Tags
Bancada Feminina Parlamentar destaque mulheres
Relacionadas
-
Exemplo
Aluno da UFPA está entre os 10 destaques no Prêmio Universitário do Ano
-
CAMPEÃS DO PARÁ!
Atletas paraenses são campeãs em competição de basquete em cadeira de rodas
-
MULHERES
Mulheres representam 76% dos produtores de artesanato paraense
-
Poderosas!
Mulheres empreendedoras têm encontro marcado em Belém
-
Audiência Pública
Audiência Pública debate violência contra o idoso
-
Educação Superior
Audiência Pública discute o novo currículo para Propaganda e Publicidade
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.