Lá em Barcarena

Projeto paraense de reutilização de água de chuva ganha prêmio nacional

O projeto foi desenvolvido pelos colaboradores da Imerys, Jorge Almeida e Maurício Leão, a partir do estudo do alto volume de água das chuvas obtido no período de novembro a maio.

Na noite desta terça-feira, dia 21, foi realizada a cerimônia de entrega do 21º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica da revista Minérios & Minerales, em Belo Horizonte. O projeto de recuperação de água de chuva nas bacias desativadas da Imerys, localizadas em Barcarena, foi um dos vencedores da noite. Graças ao projeto, 94% da água de chuva que cai nas bacias são reutilizadas no processo industrial da empresa.

O projeto foi desenvolvido pelos colaboradores da Imerys, Jorge Almeida e Maurício Leão, a partir do estudo do alto volume de água das chuvas obtido no período de novembro a maio. “Estou lisonjeado de representar a Imerys nesta cerimônia de premiação, ainda mais porque é um tema tão importante como a preservação do meio ambiente”, comentou Maurício.

A empresa possui bacias de rejeitos fora de operação, e que recebem água da chuva. Uma delas está coberta por uma manta de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), portanto a água que cai nesta bacia não se mistura com caulim, ela é uma água limpa. Assim, surgiu a ideia de dar a essa água uma destinação benéfica para a empresa e para o meio ambiente.

Essa água é bombeada para a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Imerys e em seguida reutilizada no processo. Ao fazer isso, a empresa reduz o consumo de água do lençol freático. “Já tivemos momentos onde paramos de captar dos poços. O inverno amazônico contribui muito para essa economia. O projeto já evoluiu bastante desde que começou em 2014”, explica Jorge Almeida, técnico ambiental da Imerys. Em 2018, 637.752 m³ de água deixaram de ser retirados dos lençóis freáticos pelos poços da empresa graças à captação de água da chuva.

Há um potencial muito grande a ser desenvolvido para o uso desta água de chuva e a unidade da Imerys no Pará, comprometida com esse tema, vem investindo de modo significante com o objetivo de motivar a criatividade de seus colaboradores em soluções como as que foram apresentadas, e que agora conquistou projeção nacional com a premiação conferida pela revista. ”Fiquei muito feliz com a confirmação de que o projeto foi escolhido em meio a centenas de outros, e mais que isso, em fazer parte da apresentação do Workshop Redução de Custos na Mina e na Planta para compartilhar com as outras empresas que estão participando do evento”, completou Jorge.

Fonte:
Temple Comunicação
Travessa Benjamin Constant, 1416. Nazaré.
66035-060 | Belém-PA
+5591 3205.6500 / 98100.8874

Tags

Barcarena Imerys indústria mineração

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.