Pan-americano de Cães
O Festival Pan-americano de Cães, realizado pela Kennel Clube do Pará, no ginásio de Marituba, neste sábado, primeiro de junho, reuniu os melhores cães de raça do planeta. Montado num circuito, o Festival tem exposições amplas simultâneas e especializadas, quando o juiz analisa as especificidades do animal. Os cães da Polícia do Exército e Marinha do Brasil estiveram presentes fazendo demonstração de adestramento na modalidade Agillity e cão farejador de entorpecentes.
O Festival faz parte do circuito brasileiro e a cada etapa, os animais participantes vão somando pontuação. Os números finais serão apresentados no final do ano. O presidente do Kennel Clube do Pará, Guto Moraes, se disse muito emocionado por estar realizando o evento pela primeira vez em Marituba e de estar inaugurando a TV Kcepa, que transmitiu o evento ao vivo.
Mais de dez juízes acompanharam o Circuito. Os primeiros animais a se apresentarem à disputa foram os da raça Spitx alemão anão. O vencedor da etapa paraense foi o cão Kame, de São Paulo. A tratadora do animal, Silvia Vettorazzo, atua no ramo há 25 anos, e não esquece nenhum detalhe na hora arrumar o pequeno Kame para exibição ao juiz. Outro campeão dessa raça, mas na modalidade pequeno laranja e outras cores, foi Xarada, de Jundiaí, São Paulo. O tratador dele, Junior Ferreira, estava no Festival com outros 12 animais, alguns já recordistas de títulos.
O Boxer campeão brasileiro, Inca, tenta o bicampeonato neste ano de 2019. O animal é Fortaleza e vem liderando as etapas iniciais do circuito. O tratador do animal, Marcos Santos, conta que já disputaram a etapa de Curitiba (PR) e vão seguir buscando manter o título. Inca tem três anos de idade e impressiona pela beleza e postura. O animal estampa a capa do Anuário 2019 de Cães de Fato. O festival tem o objetivo de divulgar a cultura da cinofilia (amor pelos cães) pelo País.
A raça Pastor Alemão é uma das mais populares. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Criadores de Pastor Alemão, Paulo Roberto Simplício, essa popularidade se deve ao potencial versátil do animal. “O pastor alemão é versátil, pode servir de companhia, de cão de guarda e de pastoreio e continua fazendo muito sucesso entre os brasileiros”, explica. Para ter uma ideia da popularidade do pastor alemão, a cada ano nascem três mil filhotes da raça no Brasil, levando o país ao quarto lugar no ranking da raça, ficando atrás da Argentina, Chile e Uruguai, que encabeçam a lista de países sul-americanos com maior contingente de pastores alemães.
O pastor alemão e o pastor belga malinois são os cães preferidos das Forças Armadas. Na Marinha, segundo o 1º tenente Daniel Vale Barros, médico veterinário e coordenador do canil da corporação, os 14 cães do plantel são utilizados na guarda e proteção e também fazem parte de projeto de Cinoterapia, que ajuda no tratamento de crianças autistas. O plantel também se apresenta em shopping e nas datas máximas da Marinha: 11 de junho, dia a Batalha de Riachuelo, e 13 de dezembro dia do Marinheiro. A cadela belga de malinois, Katana, é a agillity do plantel, fazendo exibição no circuito montado especialmente para o evento.
Já o plantel da Polícia do Exército contabiliza sete cães, também pastores alemães e pastores belgas malinois. De acordo com Marcela Camerini, médica veterinária e coordenadora do canil da PE, os cães são treinados como farejadores de entorpecentes e tem grande atuação em operações da Instituição na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa e no Oiapoque. “Nossos cães são atuantes na guarda e proteção e faro. Sempre estamos atuando em operações conjuntas com a Polícia Militar, Guarda Municipal e nas ações de controle de distúrbio público”, explicou.
O festival Pan-americano de Cães de Raça também reuniu outros animais de médios e grandes portes como os Rottweilers, Pitbuls, buldogues franceses e pastores alemães e pastores belgas de malinois representantes de canis do Pará e demais regiões do Brasil. O festival Pan-americano de Cães de Raça ainda terá mais duas etapas no Pará nos meses de setembro e dezembro e deverá fazer parte do calendário de programações do Governo do Estado, segundo informou o assessor especial, Roger de Queiroz, representante do governador Helder Barbalho no evento.