Fora de Rota


Foto: Divulgação
Um comunicado da Latam na última sexta-feira (31) informa que os voos diretos entre Belém e Rio de Janeiro, e vice-versa, serão suspensos a partir de primeiro de agosto. Sem maiores justificativas, a empresa diz secamente em nota que a decisão resultou de “necessidades comerciais”. O cancelamento afeta os seis voos da companhia entre o aeroporto do Galeão (Rio de Janeiro) e Val de Cães, em Belém.
Foram cancelados os seguintes voos na rota Val de Cães (Belém) / Galeão (Rio de Janeiro): LA3421 e LA3364. E na rota Galeão - Belém, os voos LA3420 e LA3363. Esses voos já estão com as vendas canceladas. A empresa sugere como alternativa as rotas via Brasília, São Paulo (Guarulhos) e Fortaleza.
O site da empresa já informa que a partir de primeiro de agosto serão feitas escalas em Brasília ou em Guarulhos (São Paulo), dependendo do voo. Em ambos os casos haverá troca de avião. Prepare a paciência: sua viagem vai demorar entre oito e onze horas até o Galeão ou Santos Dumont - o outro aeroporto da capital carioca. Para ninguém ser apanhado de surpresa com a demora exagerada, o site da Latam está exibindo uma tarja vermelha advertindo que a espera será longa em Guarulhos: 6h05m. O passageiro embarcado em Belém às 20h25m, no voo LA 4500, chegará ao Rio de Janeiro às 7h25m, depois da “longa espera”. Preço da passagem na noite deste dia 2 de junho estava custando R$430,85.
O voo LA 3747, que decolará de Belém às três da madrugada, chegará às 6h45m em Guarulhos, mas o passageiro só embarcará para o Rio de Janeiro às 12h50m, com pouso no Galeão programado para 14h. Haja paciência: 11 horas de voo.
Ainda bem que haverá a opção do LA3327, que sairá de Belém às 15h25m, pousará em Brasília às 18h e partirá 50 minutos depois para o Aeroporto Santos Dumont, onde pousará às 20h:40m. Quase oito horas na Rota Belém/Rio de Janeiro.
Prepare-se! Indo também por Brasília, tem voo com 11 horas de duração: o passageiro embarcará em Belém no voo LA3664 às 3h20m, desembarca às 5h55m em Brasília, trocará de avião, decolará às 11h35m e desembarcará no Aeroporto Santos Dumont às 13h20m.
De acordo com Latam, a decisão da empresa baseou-se em “necessidades comerciais”. Quer cancelar as reservas já feitas para a viagem a partir do dia primeiro de agosto? A Latam informou na mesma nota que os “clientes afetados estão sendo comunicados, e podem ser reacomodados em outros voos ou solicitar o reembolso do bilhete.”
Veja o comunicado da LATAM, divulgado na sexta-feira:
“A Latam Airlines Brasil informa que estão suspensas as seis frequências semanais da rota Belém - Rio de Janeiro/Galeão em voos programados a partir de 1º de agosto de 2019. Os passageiros afetados pelas suspensões já estão sendo informados para que possam reprogramar os seus itinerários.
A Latam reforça que segue atenta às necessidades dos clientes para iniciar, ampliar ou adequar as suas operações, e os voos são constantemente avaliados conforme a demanda de cada região. Belém e região continuam contando com voos da Latam para o Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont) por meio de conexões em Brasília, Fortaleza e São Paulo/Guarulhos
A representante da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) em Belém, Rose Larrat, disse que “esse tipo de procedimento acontece por vários motivos: vôos saindo vazios ou quando a empresa passa por dificuldades, incluindo a diminuição da frota”. Larrat informou ainda que a instituição vai pedir esclarecimentos à Latam. “Vamos trabalhar para tentar reverter este quadro juntamente com o governo do Estado”.