VAI ROLAR UM AVUADO

Turistas terão circuito gastronômico em Salinas durante 30 dias

É de dar água na boca! Dez cardápios de mariscos, peixes e crustáceos à moda (repaginada) dos pescadores. Quem resistirá?

Salinópolis vai sediar o Circuito Gastronômico Rota do Avuado, a partir desde sábado, 8, até oito de julho. É uma promoção do Sebrae-PA. Dez restaurantes do Sal participarão da iniciativa inspirada no assado de brasa na praia, chamado de “avuado”.

O objetivo da Rota, ou Circuito, é promover o turismo gastronômico na região; gerar novos negócios e aumentar o faturamento dos empreendedores participantes. O evento tem o apoio da Rede de Desenvolvimento do Turismo Amazônia Atlântica (Redestur), Clube de Diretores Lojistas (CDL), Associação Comercial e da Prefeitura do Municípal de Salinópolis.

Conheça os pratos e os restaurantes participante do circuito:

1 Filé de Ouro - Avuado Filé de Ouro
2 Restaurante Nicolau - Moqueca de Cioba
3 Trepadinha Picanha & Show Bar - Avuado Trepadinha
4 Casemirão - Moqueca de peixe com nhoque de banana da terra
5 Resto do Atlântico - Avuado do Atlântico
6 Morena do Atlântico - Avuado da Morena Dourada Muqueada na brasa
7 Copacabana Palace - Dourada Muqueada na brasa
8 Verde Mar Restaurante - Avuado de Ostras da Amazônia
9 Marujos - Avuado de camarão com chibé de farinha d’água
10 Mário Mania - Avuado Pescado

As adaptações do “avuado” que os chefes vão elaborar focarão no resgate da cultura indígena. Quem for a Salinas degustar os cardápios, vai também vivenciar histórias de pescadores e experimentar a herança indígena de assados de peixes, mariscos e crustáceos.

“Avuado” é um regionalismo, uma das palavras do vocabulário popular cheia de “pareaensismo”. É preponderante nas localidades da costa atlântica do Estado, porém nas praias de rio, no interior do território,  também se faz “avuado”; tradicional e muito apreciado é acari da região Oeste, comida nativa, festejada por turistas na região do Tapajós. Não se confunda com “avoado”, que significa “embrulhão”, “confuso“, “com a cabeça nas nuvens”, “alguém distraído”. Se quiser algo mais profundo, que se diga então que em torno do braseiro e dos peixes crepitantes rola reunião animada de amigos e de quem mais chegar à roda. O regionalismo diz que é um “preparo rápido da comida”, geralmente na praia. E isso não é coisa para quem vive distraído, sem perceber o que de bom há nos lugares e na vida de pessoas simples do interior.

Com o evento, o Sebrae-PA quer incrementar o turismo para potencializar a hotelaria e a gastronomia de Salinópolis. A meta é que ao menos cinco mil pessoas visitem os restaurantes participantes do Circuito, a partir deste sábado até oito de julho. Será uma espécie de aquecimento da alta temporada de praia, em julho.

Apesar de ser algo muito simples, o turista que quiser apreciar a variedade de pratos já anunciados, pode se supreender com a repaginação  do “avuado”. O incremento de comidas populares por chefes que se dedicam a pesquisar, adicionar novos ingredientes ou potencializar os já conhecidos é comum no mundo da cozinha. Não se surpreenda com as novidades em Salinas. Participarão do evento dez restaurantes que já “desenharam” cardápios de dar água na boca por antecipação - diga-se de passagem: Confira: Filé de Ouro – “Avuado Filé de Ouro”; Restaurante Nicolau – “Moqueca de cioba”; Picanha & Show Bar – “Avuado trepadinha”; Casemirão – “Moqueca de peixe com nhoque de banana da terra”; Restô do Atlântico – “Avuado do Atlântico”; Morena do Atlântico – “Avuado da Morena (dourada moqueada na brasa)”; Copacabana Palace – “Dourada moqueada na brasa”; Verde Mar Restaurante - “Avuado de ostras da Amazônia”; Marujos – “Avuado de camarão com chibé de farinha d’água”; Mário Mania – “Avuado pescador”.

A essa variedade gastronômica – indiscutivelmente estimulante do olhar, do olfato e do paladar - acrescentem-se convivências e relacionamentos; tradições e costumes que derivam da pesca e de mar rico de espécies. Para serem apreciadas, exigem-se muitas idas não só às praias de Salinas, masás comunidades de pescadores. 

Delicie-se!

Tags

gastronomia Salinas Salinópolis Turismo

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder