COLETA

Mutirão de limpeza da Prefeitura de Belém recolhe 370 toneladas de lixo no município

Sem Descrição

Um mutirão de limpeza promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Saneamento (Sesan), percorreu diversos bairros de Belém, na manhã deste domingo, 09. Foram recolhidas 370 toneladas de lixo domiciliar e 518 toneladas de entulho.  A ação foi realizada com o objetivo de atender aos locais que ainda apresentavam falhas no recolhimento do lixo no município. A meta é a regularização da coleta domiciliar, comprometida na última semana por conta dos recentes problemas na estrada de acesso ao Aterro Sanitário de Marituba e do atraso no descarte do material no aterro.

Inicialmente, o mutirão tinha como prioridade atender os trechos com maior incidência de lixo, no entanto, diversas áreas da cidade foram atendidas.  Cerca de 200 homens participaram da ação, que percorreu os bairros de Icoaraci, Pratinha, Pedreira, Umarizal, Sideral, Nazaré, Marco, Marambaia, São Brás, Souza, entre outros. Na Rua Felicidade, na Pratinha II, uma grande quantidade de lixo que ocupava parte da via foi recolhido direto para o carro coletor.

Na Rua das Rosas, no bairro do Parque Verde, o trabalho ganhou reforço com homens e máquinas recolhendo todo o material jogado na rua. No bairro de Nazaré o trabalho concentrou na travessa 14 de Março, avenida Magalhães Barata e rua Generalíssimo Deodoro.  Fiscais da Sesan percorreram as principais vias da cidade para identificar os locais ainda com falhas e providenciar o recolhimento.

Além de o lixo domiciliar, foram recolhidos também os entulhos descartados às margens de canais. Nos canais São Joaquim, Visconde de Inhaúma e Antonio Baena, uma grande quantidade de entulho foi coletada. Na ação foram utilizadas 40 caçambas, 36 carros coletores, além de 4 retroescavadeiras , 5 pás mecânicas e 4 hidrojatos.

De acordo com o secretário de saneamento, Claudio Mercês, com o mutirão de limpeza deste domingo foi possível executar a limpeza dos locais que ainda apresentavam falhas no recolhimento. “Todos os trechos que ainda existia incidência de lixo foram coletados. Atendemos diversas áreas em um grande mutirão de saneamento que incluiu não somente áreas centrais da cidade, mas também áreas de canais”, comentou o titular da Sesan. “Nossa intenção com este mutirão é a regularização do serviço de coleta, tanto que, excepcionalmente hoje, nossas equipes estão nas ruas trabalhando. Mas sabemos que qualquer alteração no descarte no aterro reflete em nosso trabalho”, completou o secretário, que acompanhou toda a ação de perto.

Atrasos – Até o final da manhã deste domingo, 09, o descarregamento no Aterro de Marituba continuava lento. Durante toda a noite de sábado, os caminhões coletores tiveram que aguardar para descarregar, comprometendo o retorno para a segunda coleta da madrugada. Pela manhã de domingo, por volta das 8h30, ainda havia caminhão do período noturno dentro do aterro aguardando para descarregar.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

sesan

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.