Homenagem em vida
Trata-se de um espaço museográfico privado dedicado à preservação da memória e da história do empreendedor paraense Sila da Conceição, que atualmente vive entre o Brasil e os Estados Unidos. O início está marcado para as 19h30.
A história de Sila da Conceição é conhecida nacionalmente. Já foi contada em sua biografia Danem-se os normais (2014), no documentário Pega Ladrão! (2018), na imprensa escrita e em programas de entrevistas na televisão. Sila nasceu em Belém – completará 68 anos exatamente no dia da inauguração de seu memorial –, foi menino de rua, batedor de carteira, peixeiro no Ver-o-Peso, motorista de táxi e, depois de uma trajetória de 40 anos na iniciativa privada, tornou-se um empreendedor reconhecido nos segmentos de veículos, construção civil e imobiliário.
Segundo a assessoria de comunicação do grupo Sila Investments, em Belém, o Memorial Sila está instalado na rua Alferes Costa, no bairro da Sacramenta, onde o empreendedor abriu sua primeira loja de veículos há cerca de 40 anos. O projeto tem a assinatura de profissionais qualificados – os arquitetos Caio Fernandes e Matheus Vieira, do ateliê Aucubo, em parceria com a historiadora Rosa Arraes. Juntos, eles também são autores, co-autores e consultores de projetos como o Memorial da Fundação Carlos Gomes, o memorial da Assembleia Paraense, o Museu de Marabá e o Memorial do Carimbó no município de Marapanim, dentre outros.
O Memorial Sila, segundo seus projetistas, é um espaço moderno, isto é, orienta-se por um conceito contemporâneo de memória. “Essa é a minha primeira experiência com um projeto de memória na área privada. Trata-se de um memorial autoexplicativo. Nele, você poderá acompanhar a trajetória do Sila assistindo a trechos do documentário sobre sua vida, a partir de fotografias que ilustram a sua linha do tempo e também de objetos que de uma forma ou de outra ele usou em diferentes momentos. Lá também estão disponíveis as entrevistas que ele deu na televisão. Procuramos valorizar graficamente, também, algumas frases que traduzem o pensamento e a visão de mundo do Sila. E todos esses recursos, em todas essas linguagens, compõem um acervo documental que, a partir de agora, ficará aberto para visitação pública”, diz a autora do projeto.
SERVIÇO
Evento: Inauguração do Memorial Sila.
Data: 16 de junho de 2019, domingo.
Endereço: Rua Alferes Costa, 376, entre Ruas Nova e Antonio Everdosa – Sacramenta – Belém (PA).
Horário: 19h30, solenidade e jantar.