CONSCIENTIZAÇÃO

Centro de Testagem e Aconselhamento oferece serviços de prevenção no Dia dos Namorados

Para celebrar o Dia dos Namorados de uma forma consciente, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), preparou um dia inteiro de ação, ofertando diversos serviços de saúde, para alertar a população sobre a importância do uso do preservativo e a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

“É uma data na qual afeto, abraços e carinhos estão aguçados. Ou seja, momento mais do que oportuno para cuidar de si e do outro”, destacou o gerente do CTA, Harry Sardinha. E uma forma de cuidado, ainda segundo o gerente, é buscar conhecimento sobre as ISTs, os tratamentos e formas de se prevenir.  

Serviços - No CTA fica uma equipe de atendimento, formada por enfermeiros, psicólogos e aconselhadores, que oferece todo um acolhimento ao paciente.

Na ação desta quarta-feira, 12, foram disponibilizados testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e Sífilis, e kits de prevenção contendo camisinha masculina e gel lubrificante. A testagem rápida, realizada no local, ofereceu diagnóstico em 50 minutos, com entrega de resultado individualmente e aconselhamento coletivo.

“Cheguei de surpresa, pois foi a minha namorada que me trouxe. Acho de extrema importância essa preocupação com a nossa relação e é uma ótima iniciativa do Centro fazer essas ações, principalmente, dando ênfase ao Dia dos Namorados. Quem ainda não fez algum tipo de teste, faça, porque é muito importante para uma boa relação”, disse o agente de portaria, Itaney Fábio.

Tratamentos - O CTA também disponibiliza aos usuários a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), que é o uso preventivo de medicamentos antes da exposição ao vírus do HIV, reduzindo a probabilidade de a pessoa se infectar com vírus.

Disponibiliza também a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), um tratamento preventivo com terapia antirretroviral que impede a sobrevivência e a multiplicação do vírus HIV no organismo. "A ideia é que a população tenha responsabilidade com a própria saúde e adquira o hábito de se prevenir", ressaltou a biomédica do CTA, Nathalia Queiroz.

Serviço - O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) fica localizado na avenida Almirante Tamandaré, na esquina com rua São Pedro, no bairro da Campina. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Não é necessário agendar atendimento. Mais informações pelo telefone 3241-7207.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.