CASA PRÓPRIA

Contemplados do residencial Quinta dos Paricás recebem as chaves das unidades habitacionais

O Governo Federal, por meio do programa habitacional “Viver Belém - Minha Casa Minha Vida”, fez a entrega, na tarde desta quinta-feira, 13, de 1312 unidades do residencial Quinta dos Paricás, na estrada do Maracacuera, em Icoaraci. Considerado um dos maiores empreendimentos construídos em Belém, o residencial é o quarto projeto construído e entregue por meio de parceria da Prefeitura Municipal de Belém e o Governo Federal.

A entrega das unidades teve a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro; do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto; do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e outras autoridades.

Cerimônia de entrega - Durante a entrega das unidades, o presidente da República, Jair Bolsonaro, comentou sobre a importância da moradia digna às famílias. “O nosso dever é poder garantir ao povo o acesso a diversos direitos, dentre eles, o de moradia. O Governo Federal e a Prefeitura de Belém, em parceria, têm se esforçado para contribuir cada vez mais para realizar o sonho da casa própria do nosso povo e, agora, podemos celebrar esse momento”, destacou o presidente.

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, relembrou que a capital paraense demorou a receber o programa Minha Casa, Minha Vida, pois os terrenos em Belém não eram considerados atrativos pelas construtoras. “Foi por meio de uma Lei Municipal, em 2013, que isentou as empresas construtoras do pagamento de impostos municipais, que nossa parceria com o Governo Federal foi fechada. Aqui e agora, podemos celebrar mais de mil e trezentos novos sonhos realizados por meio desse importante programa de habitação em nível nacional”, explicou Zenaldo Coutinho.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, falou sobre a importância que o Governo Federal atribui ao programa de habitação social. “Em 2019, foram mais de 121 mil e 400 unidades contratadas, em um investimento de 16 milhões”, destacou.

Ainda de acordo com ministro, o residencial Quinta dos Paricás possui um grande diferencial, porque foi pensando em garantir mais que uma moradia. “Os moradoras contarão com duas escolas, duas creches, um amplo espaço de lazer e uma unidade de saúde. O empreendimento todo é uma grande realização, tanto para quem irá morar, quanto para a nossa equipe”, completou o ministro.

Sonhos realizados - Durante a entrega das unidades, histórias de vida dos contemplados com a casa própria foram surgindo, como foi a da família da técnica de enfermagem, Cinthia Rodrigues, de 43 anos. Para fugir do aluguel, Cinthia foi morar na casa de uma amiga, enquanto as duas filhas estavam morando com a avó. “Eu morava ‘de favor’ na casa de uma amiga, porque eu resolvi sair do aluguel. Deixei minhas coisas guardadas e minhas filhas ficaram morando com a minha mãe”, contou.

Cinthia se inscreveu no programa “Viver Belém - Minha Casa Minha Vida” e foi contemplada com uma das unidades no Quinta dos Paricás. Junto com a filha Maria Vitória, Cinthia recebeu a chave da tão sonhada casa própria das mãos do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho. “É um dia muito especial, em que recebo a chave do meu apartamento. Eu e minhas filhas esperamos dez anos por isso”, disse Cinthia.

Outra contemplada foi Juliana Alves, de 22 anos, que não conseguiu conter a emoção de receber as chaves da nova morada. “Hoje posso dormir mais tranquila, pois sei que meus filhos terão um local mais digno para morar”, destacou.

“Morávamos em palafitas no Taboquinha, uma realidade completamente diferente da que viveremos a partir desta entrega. Nosso muito obrigado a todos que proporcionaram essa grande conquista para mim e meus filhos”, completou Juliana.

Residencial - O residencial Quinta dos Paricás dispõe de 2.720 unidades habitacionais, distribuídas em 170 prédios, com 16 apartamentos por bloco. Cada uma das unidades possui dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

Semelhante a um bairro planejado, o residencial conta ainda com duas escolas de ensino fundamental, duas creches, uma Unidade Básica de Saúde, estacionamento rotativo, 11 centros comunitários, quadra poliesportiva, oito parques infantis, academia ao ar livre e um sistema de abastecimento de água autônomo.

Ações integradas - A Prefeitura de Belém trabalhou em ação integrada, por meio de secretarias e entidades municipais, para ofertar uma boa infraestrutura no residencial Quinta dos Paricás. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) vai atender a mais de 2.500 crianças nas quatro Unidades Escolares do residencial, sendo duas escolas do ensino fundamental, de 6 a 14 anos, e duas de ensino infantil, de 0 a 5 anos. A Secretaria estuda ainda a viabilidade das escolas oferecerem, no turno da noite, a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A previsão para o início das aulas nas escolas é para o mês de agosto deste ano.

A Unidade Básica de Saúde Quinta dos Paricás oferecerá atendimentos de promoção e prevenção à saúde, atendendo todas as diretrizes da atenção básica. A Unidade contará com três equipes do programa Estratégia da Saúde da Família (ESF), garantindo a cobertura de atendimento de até 12 mil pessoas.

Os moradores do residencial vão contar com consultórios médicos e odontológicos, salas de vacina, curativo, injetáveis, coleta de laboratório, exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU) e teste do pezinho. Todos os espaços estarão adequados aos padrões de acessibilidade e do Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) realizou vistorias nos pontos de iluminação pública do residencial, composto de 200 luminárias com lâmpadas a vapor de sódio de 100 Watts, e instalou o abrigo de ônibus, em parceria com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), além de fazer melhorias na calçada próxima ao abrigo.

A SeMOB implantou sinalização de trânsito, horizontal e vertical, ao longo da estrada do Maracacuera. Para entrega das unidades desta quinta-feira, 13, a sinalização horizontal foi revitalizada na área, contemplando lombadas, eixo de via, faixas de pedestres, placas de velocidade e pontos de parada de ônibus. Além disso, a linha de ônibus Águas Negras - São Brás teve o itinerário estendido até o residencial para atender à demanda dos novos moradores do local.

A Agência Distrital de Icoaraci (ADIC) é a responsável pela limpeza, roçagem e retirada de entulho no acesso e dentro do residencial Quinta dos Paricás. A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) fez a reconstrução asfáltica que dá acesso ao residencial, limpeza e a manutenção das vias do empreendimento.

A Guarda Municipal de Belém (GMB) é responsável pela segurança diária do condomínio, realizando ações de rondas periódicas no residencial.

Programa - Iniciado em 2013, o programa “Viver Belém - Minha casa, Minha Vida”, do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Belém, já contratou cerca de 10.500 unidades habitacionais em Belém e distritos. E tem a previsão de entregar, ainda este ano, as primeiras etapas dos residenciais Viver Pratinha, Tenoné I e II, que também fazem parte do programa.

 

Texto com a colaboração de Victor Miranda

 

Tags

adic sehab semec semob sesan sesma seurb

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder