PRIMEIRO EMPREGO

Prefeitura de Belém e restaurante Madero proporcionam treinamento a jovens belemenses em Curitiba

Dentro da casa simples na comunidade Boa Fé, no distrito de Outeiro, o sonho de Matheus Andrade, de 18 anos, em conseguir o primeiro emprego começa a ganhar forma. Na mala preparada para viajar, além de roupas, lanches e produtos de higiene, o jovem leva a esperança de realizar sonhos. “Meu sonho é ser advogado e vou realizar. Quero buscar isso na minha vida, quero adquirir conhecimento, me esforçar e dar o meu melhor”, disse.

Matheus e mais 40 jovens embarcaram na noite da última quinta-feira, 20, para a cidade de Curitiba, no estado do Paraná, para iniciarem um treinamento prático na rede de restaurantes Madero, que deve durar cerca de dois meses.

A chance de Matheus e mais outros 80 jovens, oriundos das ilhas adjacentes de Belém, na faixa etária de 18 a 26 anos e selecionados pela empresa paranaense, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Belém, por meio do Portal do Trabalhador e Fundação Papa João XXIII (Funpapa), com a famosa rede de restaurante Madero, que vai se instalar na capital paraense em breve.

Com Matheus também vai a esperança de uma família humilde que, apesar da saudade, não deixará de torcer pelo sucesso do jovem. “Meu coração está a ponto de explodir. Fui pai e mãe do Matheus ao mesmo tempo, e espero que ele prossiga e realize os sonhos dele. Agradeço demais a oportunidade dada a ele”, comentou, emocionada, Marcely Andrade, mãe do jovem, juntamente com Claudine Pinto, avó do rapaz.

Recrutamento - Também morador de uma das ilhas de Belém, Wellington dos Santos, de 22 anos, conseguiu sua primeira oportunidade de emprego. Frequentador do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Outeiro, distrito onde mora, o jovem, assim como os outros selecionados pela rede de restaurante, foi recrutado por meio do Cras de Outeiro, Mosqueiro, Icoaraci, Guamá, Terra Firme, Aurá e Tapanã.

“Nunca trabalhei de carteira assinada. Quando fui selecionado, eu não poderia deixar escapar essa oportunidade. Isso vai me ajudar a ter uma boa renda, auxiliar a minha família e futuramente fazer minha faculdade“, explicou Wellington.

Acompanhando todo o processo da seleção até a viagem para o sul do País, o pai do jovem de Wellington, Nael dos Santos, de 49 anos, não escondeu a emoção. “Há muito tempo, ele vem lutando por esse primeiro emprego. Espero que dê tudo certo e que ele seja um funcionário obediente, que faça a obrigação corretamente e se torne um trabalhador exemplar”, comentou o pai Nael.

De acordo com a presidente da Funpapa, Adriana Azevedo, foi feito todo um trabalho de acompanhamento com os jovens. “Fizemos esse recrutamento de jovens atendidos pelos Cras e eles participaram de orientação e capacitação. Isso é uma mudança de vida para eles e a família, possibilitando essa emancipação”, ressaltou.

Parceria - A Prefeitura de Belém firmou parceria com a rede de restaurante Madero em fevereiro deste ano. A rede disponibilizou vagas nas áreas de atendente e auxiliar de cozinha do restaurante. “Para nós está sendo importante essa parceria, na medida em que se ofereceu vagas para jovens do primeiro emprego, particularmente, para moradores das ilhas de Belém”, explicou o coordenador do Portal do Trabalhador, Gilvan dos Anjos.

Os jovens recrutados participaram de um processo de qualificação por meio do Portal do Trabalhador, com cursos de qualidade no atendimento, técnica de postura em entrevista de emprego e manipulação de alimento. “Fizemos todo um treinamento para que eles tivessem a chance de ser recrutados durante a seleção. Eles não foram só encaminhados, mas também treinados pela Prefeitura de Belém para aumentar as chances de ser selecionados”, detalhou Gilvan.

O Portal do Trabalhador é responsável pelo encaminhamento para vagas de emprego em Belém. Em 2018, atendeu a mais de 35 mil pessoas garantindo serviços como emissão de documentos, intermediação de contratações e qualificações. Em 2019, o Portal capacitou para o primeiro emprego, aproximadamente 400 jovens.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

funpapa portal do trabalhador secon

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder