MUTIRÃO

Moradores da Cremação recebem serviços do programa Prefeitura no Bairro

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), deu início na manhã desta quarta-feira, 26, a 13ª edição do programa Prefeitura no Bairro que segue até a próxima sexta-feira, 28, no Centro Social da Paróquia Santo Antônio de Lisboa, conhecido como Centrão, na rua São Miguel, número 943, na Cremação.

Os atendimentos, inteiramente gratuitos, se iniciam às 8h e seguem até às 13 horas. No primeiro dia de ação, os moradores chegaram logo cedo para participar da programação, como a família Lopes, que encontrou na ação da Prefeitura de Belém, por meio das atividades da Secretaria de Saúde (Sesma) e Centro de Controle de Zoonoses, a oportunidade de castrar as gatinhas Quitute, Docinho e Lindinha. Na abertura do evento, a Banda da Guarda Municipal de Belém se apresentou, executando músicas populares e os hinos do Brasil, do Pará e do Município de Belém. 

“É muito bom poder contar com esse tipo de ação. Infelizmente, muitos animais vivem em situação de abandono, e eu acredito que a castração contribui para mitigar essa situação”, opinou Gabriele Lopes, de 19 anos que estava acompanha da mãe, Kélem Lopes.

O programa disponibiliza também de serviços de atendimentos de saúde, como testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites, avaliação odontológica, aferição de pressão arterial, vacinas, consultas médicas, exames oftalmológicos e emissão de cartão do SUS.

O comerciante Sileno de Castro, de 56 anos, foi ao Centrão para garantir uma vaga no atendimento oftalmológico. De acordo com o morador da Cremação, a ação o beneficiou e beneficiará muitas pessoas. “Fiz uma cirurgia no olho direito e por conta de um problema no pós-operatório, a situação ficou pior. Aqui, pude ter acesso ao atendimento oftalmológico de forma simplificada e eu estou muito grato”, comentou Sileno.

Atividades - Além da disponibilização vários serviços, o primeiro dia do Prefeitura no Bairro é dedicado a reunião entre o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, os secretários municipais e as lideranças do bairro, que debatem soluções efetivas à demandas que são encaminhadasd à Prefeitura.

Dentre os assuntos levantados pela comunidade, os principais canais da Cremação foram o grande alvo das demandas. Zenaldo Coutinho destacou que a equipe do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), presente na reunião, finalizará, no segundo semestre deste ano, os projetos que atenderão à nova fase de obras nos canais.

“Nós estamos em um momento importantíssimo, porque há um mês estávamos com a iminência de vários cancelamentos de projetos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, mas, felizmente, não fomos afetados. Atualmente, estamos com as licitações em andamento e algumas já concluídas, e chegamos à fase de contratação das equipes responsáveis pelas obras que irão resolver as questões dos canais”, disse o prefeito.

O prefeito comentou ainda que a reunião entre líderes comunitários e secretários municipais é importante, pois garante à Prefeitura de Belém a possibilidade de buscar soluções mais efetivas. “A cidade conta com o esforço de cada morador para contribuir com as ações da Prefeitura e, por vezes, a solução das demandas está no olhar das pessoas que vivem aquela realidade, por isso, temos esse momento de contato direto com as lideranças”, completou Zenaldo.

Marilena Mácola, coordenadora adjunta do Promaben, esclareceu que o programa estuda a situação hidráulica e hidrológica do local. “A partir dos estudos será possível analisar a drenagem dos canais das vias Generalíssimo Deodoro, Quintino Bocaiuva, 14 de Março e Dr. Moraes e, após aprovação dos projetos, daremos início às obras, com previsão para o primeiro trimestre de 2020”, explicou a coordenadora adjunta.

“Será possível garantir muito mais qualidade de vida aos moradores, pois iremos minimizar ou até mesmo acabar com os problemas de alagamentos, levando saneamento, urbanização, microdrenagem e macrodrenagem, além da possibilidade de criação de áreas de lazer”, finalizou Marilena.

Maria do Socorro, mais conhecida como “Socorrão” entre as lideranças da Cremação, comentou que a Prefeitura, ao longo dos anos, vem atendendo com muita presteza às solicitações relacionadas ao bairro. “Nós só temos a agradecer à Prefeitura, pois mesmo dentro de tantos problemas que vivemos, sempre podemos contar com o apoio e atenção dessa gestão que sempre nos deu abertura. Fico feliz em saber que logo teremos o problema dos canais resolvido”, destacou.

Mais serviços - A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) está presente na ação atuando na organização do trânsito nas imediações e na emissão de passes estudantil e sênior, além da emissão de credencial para estacionamentos de idoso e de Pessoa com Deficiência (PCD).

A Secretaria de Educação (Semec) participa do mutirão com atividades lúdicas, por meio de brincadeiras, danças teatrais e leitura às crianças.

O programa conta ainda com serviços direcionados à Secretaria de Saneamento (Sesan), como a solicitação de limpeza de vias e canais, coleta de lixo e recuperação asfáltica. A Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) promove orientações sobre regularização fundiária; o Portal do Trabalhador faz o agendamento para retirada da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), agendamento para solicitação do seguro desemprego e encaminhamento de emprego; e a Secretaria de Habitação (Sehab) conta com uma equipe para auxiliar os moradores nas inscrições para o programa Viver Belém Minha Casa, Minha Vida.

O Fundo Ver-o-Sol faz orientações sobre o programa de microcrédito que são feitos pelo programa. Alistamento militar e emissão de 2ª via e certificado de dispensa estão sob a responsabilidade da Junta Militar; a Secretaria de Finanças (Sefin) presta informações sobre os tributos municipais. E há ainda orientações nutricionais, o programa Brinca Belém, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), entre outros.

Serviço: As ações do programa Prefeitura no Bairro seguem até a próxima sexta-feira, 28, das 8 às 13 horas, no Centro Social da Paróquia Santo Antônio de Lisboa, conhecido como Centrão, na rua São Miguel, número 943.

Tags

promaben segep sejel semec semob sesan sesma

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder