FÉRIAS ESCOLARES

Colônia de férias do Bosque Rodrigues Alves tem início com atividades ecológicas

Manhã de muita alegria e animação no primeiro dia da Eco-Colônia, a colônia de férias do Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). As atividades, iniciadas na manhã desta segunda-feira, 8, foram desenvolvidas para alunos da rede municipal de ensino, e têm como foco a preservação do meio ambiente.

Durante quatro dias, 30 crianças participarão de diversas atividades, como gincanas, oficinas de jardinagem, cuidados com o meio ambiente, cuidados com os animais, oficina com argila, teatro, semeadura (atividade com sementes), capoterapia (terapia musical por meio da capoeira), entre outros.Nesta manhã de segunda-feira, uma trilha ecológica foi preparada para os participantes que, divididos em três grupos com 10 crianças cada, conheceram um pouco mais da riqueza da fauna e flora amazônica presentes no Bosque Rodrigues Alves.

Para deixar a atividade mais interessante, cada grupo ganhou um nome, como Equipe Curupira, Coruja e Ipê Amarelo. Jhennifer Mendes, de 9 anos, faz parte da equipe Coruja e estava animada para começar a conhecer mais sobre o Bosque Rodrigues Alves. “Eu adoro as lendas amazônicas, e agora há pouco, nós passamos pelas estátuas do Curupira e da Iara e fiquei super alegre. Não vejo a hora de poder conhecer todos os animais que estão aqui, principalmente, a arara azul e o jacaré”, disse Jhennifer.

O pequeno Denzel Davi, de 7 anos, da equipe Ipê Amarelo, confessou que estava ansioso para alimentar os animais, mas descobriu que os bichos possuem uma dieta rigorosa para que se mantenham saudáveis. “Pensei que iríamos alimentar os animais com pipoca, mas descobri que esse tipo de alimento adoece os animais. Aqui no Bosque eles ganham a comida certa para que não fiquem doentes, e isso é muito bom”, comentou.

Vet Kid - Dentre as atividades da Eco-Colônia destaca-se a ação em parceria da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), na qual as crianças terão conhecimento, de forma lúdica, dos cuidados com os animais para que depois o coloquem em prática.

Ana Paula Duarte, bibliotecária do Bosque Rodrigues Alves, explicou que toda a programação é voltada para despertar a importância da preservação do meio ambiente, com foco na manutenção e permanência do Bosque. “Todas as atividades desenvolvidas trabalham a questão da conscientização, usando sempre as brincadeiras, para que as crianças entendam a importância de cuidar da fauna e da flora, principalmente a deste espaço”, pontuou.

A Eco-Colônia de férias segue até a próxima quinta-feira, dia 11, e ao final será exibido um vídeo com a retrospectiva de todas as atividades desenvolvidas com as crianças.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

semma Verão2019

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder