Navegar é preciso

Startup lança aplicativo para comprar passagens de barco pelo celular

Ferramenta também concentra informações antes dispersas sobre itinerários e estimula passageiros a avaliarem o serviço prestado pelas empresas de navegação

Viajar pelos rios fica mais fácil com o aplicativo Ubá, que também permite avaliar os serviços das empresas

O app foi lançado para uma fase de testes nesta quarta-feira, 10, com a usabilidade ainda restrita a dois trechos de viagens operados pela empresa Arapari Navegação: a linha rodofluvial que liga Belém a Abaetetuba e a linha fluvial da capital ao Porto de Camará, no Marajó. 

Após instalar o aplicativo, disponível no Google Play com o nome “App Ubá - Passagem Barco”, os usuários já podem usar o celular para comprar passagens de ida e volta nesses trechos e acessar informações sobre a empresa. A startup pretende ampliar a rede de parcerias para incluir, até o final deste ano, todos os trechos fluviais com saída da capital paraense.

A Navtech Solutions, criadora do app, é especializada no desenvolvimento de tecnologias e processos voltados para o transporte fluvial na Amazônia. O aplicativo Ubá permitirá aos usuários, além da compra de passagens, acesso a informações sobre as linhas de navegação, as empresas que operam cada trecho, os horários de saída e chegada, as características das embarcações e a situação dos terminais de embarque e desembarque.

“Nossa ideia é transformar a realidade de quem se transporta pelos rios da Amazônia, facilitando a aquisição de informações e a compra de passagens de barco pelo celular”, explica Walter Oliveira Neto, que integra a Navtech Solutions, junto com Rhuan Fracalossi e Walter Oliveira Júnior.

“Após a confirmação da compra, um bilhete será emitido no próprio telefone e, na hora de embarcar, bastará mostrá-lo para validar e seguir viagem. Além disso, através do App Ubá, os usuários poderão compartilhar experiências sobre a qualidade das embarcações e dos padrões de serviços prestados, avaliando pontualidade, higiene e segurança, entre outros itens”, completa.

A Navtech Solutions  atua em sintonia com a Inteceleri Tecnologia, empresa parceira da Google que ampara tecnicamente a viabilidade e o desenvolvimento de aplicativos, ambas residentes do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá.

(Com informações de Brenda Taketa, do PCT Guamá)

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.