ACESSIBILIDADE

Praia Acessível garante banho de rio para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

Sem conseguir andar e falar, o sorriso de Paulo Martins já conseguia demonstrar toda sua alegria em poder participar do projeto Praia Acessível durante a manhã desta sexta-feira, 12, no primeiro dia da ação na Praia do Farol, distrito de Mosqueiro. Com paralisia cerebral, essa foi a segunda vez que ele conseguiu participar do projeto da Prefeitura de Belém, organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).

Além de Paulo Martins, Renato Lopes, de 31 anos, também chegou bem cedo na praia do Farol para garantir sua participação na ação. Com mobilidade motora reduzida, Renato declarou toda a emoção que sentiu com a possibilidade de tomar o banho na praia. “É muito difícil, para nós, tomar banho de rio sem ajuda de alguém. Com essa oportunidade tivemos essa experiência emocionante, nos dando a sensação de liberdade e relaxamento”, destacou Renato, que usa a cadeira de rodas para se locomover e já participa do projeto desde 2016. “É uma emoção muito grande”, completou Renato morador no distrito de Mosqueiro.

Cada banho teve a duração de 30 minutos e seguirá neste sábado, 13, e na próxima sexta-feira, 19, também na praia do Farol, na programação "Verão de Todos" da Prefeitura.

“O projeto Praia Acessível é desenvolvido desde 2016 pela Prefeitura de Belém, e, já atendeu cerca de 500 pessoas. Essa ação reafirma a importância de fortalecer o esporte sem barreiras”, ressaltou Wilson Neto, titular da Sejel. “Todos têm capacidade de participar e montamos uma estrutura toda adaptada para essas pessoas”, completou.

“Além de promover um momento de inclusão, o projeto ‘Praia Acessível’ é comovente no momento em que vemos as pessoas que estão tendo, pela primeira vez, o contato com o rio. Esse é o objetivo da Prefeitura de Belém, o de valorizar cada vez mais o esporte”, finalizou Wilson Neto.

Além do banho assistido, neste sábado, 13, os participantes do projeto vão poder aproveitar de um novo momento de lazer com a parceria do projeto “Ponto de Apoio”. Os passeios de bicicletas adaptadas serão das 9h às 12h, em paralelo com o banho acessível na praia do Farol.

“A equipe técnica da Sejel conta com 14 profissionais, entre eles quatro professores de educação física, que estão aptos para desenvolver a atividade com as pessoas com deficiência com toda segurança necessária”, explicou o professor Valdir Moura, coordenador do projeto.

Podem participar do projeto idosos, deficientes físicos ou pessoas com mobilidade reduzida. O interessado deve procurar a equipe da Sejel que estará neste sábado, 12, e na próxima sexta-feira, 19, no distrito de Mosqueiro. As inscrições são todas gratuitas.

Tags

admos sejel Verão2019

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.