Informação

Você já foi orientado a fazer a cambagem das rodas? Primeiro, preciso explicar que "camber"é um ângulo que as rodas possuem em relação ao eixo perpendicular ao solo, e "cambagem" é como se chamou o processo para ajustar este ângulo.
De forma popular, podemos dizer que "camber negativo" é quando o carro está com as rodas inclinadas para fora da carroceria. Quando estão inclinadas para dentro, ele está com "camber positivo".
Cada carro possui um ângulo ideal de "camber" e uma tolerância. Qualquer ângulo que esteja dentro desta faixa mantém as boas condições de dirigibilidade e estabilidade do veículo.
O fato é que 98% dos carros não possuem sistema de regulagem do camber, nenhum parafuso para fazer qualquer tipo correção no ângulo.
Para ter o ângulo de camber alterado, é preciso de um impacto muito grande perpendicular com a roda, como uma colisão lateral, ou forçar a roda na guia ou pegar uma cratera no asfalto, daquelas que parecem acabar com a suspensão.
Você deve estar se perguntando: se não existe regulagem, o que os técnicos fazem quando eles oferecem o tal serviço de cambagem?
De forma indevida, eles utilizam um cilindro hidráulico e, literalmente, desentortam o conjunto da torre, para trazer a posição das rodas no ângulo especificado para aquele modelo.
No entanto, o procedimento mais correto seria identificar a peça que está fora de medida (torta) e substitui-la. Pode ser amortecedor, mola, manga de eixo ou qualquer outra peça da suspensão que tenha sido afetada.
A cambagem não existe, não está prevista em nenhum manual de montadora. Não se "desamassa" nenhuma peça da suspensão.
Se fizer isso, você trará a peça de volta às medidas do fabricante, mas ela perderá a elasticidade responsável por absorver as vibrações e solicitações do asfalto. O pior é que, com o tempo, ela tenderá a perder o ângulo novamente.
Algumas lojas de pneus dizem que, sem a correção de cambagem, amortecedores, pivôs, terminais de direção, não poderão dar garantia dos novos pneus.
Não condene a loja logo de cara: pode ser que seu carro esteja relamente judiado. Mas se você é uma pessoa cuidadosa e ficou com dúvida, a dica é a seguinte: leve o carro ao seu mecânico de confiança e solicite uma verificação da suspensão.
Caso haja necessidade, ele trocará as peças danificadas e você estará documentado em relação à geometria da suspensão. Feito isto, estará pronto para substituir os pneus sem surpresas e sem cambagem.
fonte: g1.globo.com