I CONPANA

Congresso coloca em debate produção e qualidade de alimentos

Associação de Nutrição e Universidade Rural se unem para promover um evento com inúmeros painéis, exposições e palestras que nos ajudam a compreender melhor o caminho da comida da produção ao consumo.

Com uma programação de três dias, marcada por uma grande variedade palestras e estudos envolvendo os temas gerais em debate, será realizado de 21 a 23 de agosto o Congresso Paraense de Alimentos, Nutrição e Meio Ambiente, promovido pela Associação de Nutrição do Estado do Pará (Anepa) em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia.

A escolha do tema central, ”O alimento, do campo à mesa” propõe uma série de reflexões sobre a produção, a manipulação e a conservação de alimentos, bem como a prescrição dietética que garante o direito humano à alimentação adequada e saudável e à soberania alimentar, de acordo com texto de abertura do site relativo ao congresso.

“Nos preocupamos e orientamos nossos colaboradores a manipulá-lo, de forma correta, desde seu recebimento, passando por toda cadeia produtiva, até a distribuição, assim como a forma como é descartado. Mas, qual a certeza que este alimento foi produzido sem agrotóxicos ou outras substâncias que não fazem parte da composição química do mesmo?”, indaga no artigo a presidente do Conpana, Maria do Socorro Paredes Santos.

“Nosso objetivo é abrir discussões com outros profissionais, com grande conhecimento e base científica, para entendermos como o alimento é produzido, se esta produção irá garantir a soberania alimentar, se ela é sustentável, sem agredir o meio ambiente e se estamos valorizando a nossa cultura alimentar”, ressalta.

Programação - O evento começa às 8h de quarta-feira, dia 21 de agosto, com uma sessão de meia hora para o credenciamento. Das 8h30 ao meio-dia, serão ministrados três cursos pré-congresso: “Produção orgânica e agroecológica de alimentos”, no auditório principal; “Produção de carne, leite e derivados de búfalo na perspectiva alimentar”, o Salão Verde; e “Captação de água da chuva”, no anfiteatro.

Das 12 às 14h acontece o intervalo para o almoço, seguido de nova sessão de credenciamento das 14 às 16h. Somente então será composta a mesa de abertura e, a partir das 16h30 até 17h30, acontecerá a primeira conferência: “Soberania alimentar: panorama atual e perspectivas”.

No segundo dia, quinta-feira, 22, das 8h às 12h, haverá novas palestras, concomitantemente, em três diferentes espaços. No auditório principal, sob o tema geral Práticas Agrícolas e Saúde Humana, ocorrerão as palestras: “Manejo de agrossistemas e agricultura orgânica”, “Transgenia e melhoramento genético na produção de alimentos”, “Compostos bioativos em espécies nativas amazônicas”, seguidas de debate.

No Salão Verde, sob o tema geral Manejo Animal e Saúde Humana, serão as palestras: “Manejo intensivo de pescados no estado”, “Utilização de antibióticos e hormônios em manejos animais - mitos e verdades”, “Manejo bovino (extensivo e intensivo) e qualidade nutricional de carnes”, também seguidas de debate. 

No Anfiteatro, sob o tema geral Qualidade da Água, serão apenas duas palestras, seguidas de debate, pela manhã: “Água como fator de segurança alimentar” e “Água e sustentabilidade: fonte que alimenta a vida”. O intervalo, nos três painéis, será de 10h às 10h30 e após os debates haverá exposição de produtos e serviços no hall do evento das 12 às 14h.

À tarde haverá mais três painéis das 14h às 16h. No auditório principal, o tema geral é Alimentos de Origem Vegetal e Cultura Alimentar Paraense, com as palestras “Fatores antinutricionais em alimentos típicos da cultura paraense” e “Utilização de frutas do estuário amazônico na formulação de produtos”  

No salão verde, o tema geral é Alimentos de Origem Animal e a Cultura Alimentar Paraense, com as palestras “A produção de mariscos no estado do Pará: panorama atual e perspectivas” e “Aminas bioativas em pescados como indicador de qualidade”. 

No Anfiteatro, o tema geral é Inserção da Água na Produção de Alimentos, com as palestras “Recursos naturais na produção de alimentos” e “Pegada hídrica e a gestão da água na produção de alimentos”.

Após os três painéis haverá um intervalo de trinta minutos, seguido de uma apresentação de pôsteres das 16 às 17h e da sessão Diálogo dos Produtores, que acontecerá na Tenda Açaí, das 16 às 18h, com o tema “De onde vem nosso alimento?”.

Paralelamente, das 16h30 às 17h30, mais três palestras dentro dos paineis em curso no Auditório Principal, Salão Verde e Anfiteatro, apresentando os temas “Cultivo da mandioca e soberania alimentar”, “Segurança alimentar na cadeia produtiva do pescado” e “Qualidade da água dos efluentes e rios na produção de alimentos na região”, respectivamente. Todas essas palestras serão seguidas de debates.

No terceiro dia do evento, sexta-feira, 23, mais seis paineis, dois em cada local. Pela manhã, os temas gerais são: Ações Fiscalizadoras em Alimentos de Origem Vegetal, com palestras sobre fiscalização, certificação e análise de resíduos em alimentos, no Auditório Principal; Ações Fiscalizadoras em Alimentos de Origem Animal, com palestras sobre controle sanitário, fiscalização na venda de carnes e pescas dos em feiras e aspectos sanitários do caranguejo, no Salão Verde; e Contaminantes Emergentes da Água, com palestras sobre interferentes endócrinos, riscos de substâncias químicas e tratamento da água para consumo, no Anfiteatro.

Após intervalo para almoço e exposição de produtos e serviços no hall, mais três painéis à tarde, das 14h às 17h30, com os temas: Produção de Alimentos e Soberania Alimentar, no Auditório Principal; Produtos Artesanais de Origem Animal, no Salão Verde; e Inserção da Água na Produção de Alimentos no Anfiteatro. 

As inscrições já podem ser feitas no site www.conpana2019.com.br, onde se encontram mais informações sobre os profissionais palestrantes e mais dados da programação.

Tags

Alimentação Congressos Eventos Meio Ambiente Nutrição

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder