PRESERVAÇÃO

Ações do patrimônio cultural são reforçadas com a posse de Conselho

Os titulares e suplentes da nova diretoria do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural de Belém (CMPPCB), com mandatos para o biênio 2019 - 2021, foram empossados na noite de quarta-feira, 17, no gabinete da Prefeitura de Belém, na avenida Nazaré. A posse ocorreu no auditório do prédio com a presença do prefeito Zenaldo Coutinho.

O Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural de Belém é a estrutura administrativa que orienta o prefeito nas decisões referentes aos acervos móveis e imóveis de significativo valor cultural, de acordo com a Lei Municipal 7.180, de 19 de janeiro de 1981.

O presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Fábio Atanásio, antes da posse dos novos conselheiros, fez um balanço das atividades do exercício 2017-2019.

“Foram 13 reuniões realizadas, sendo dez ordinárias. Tratamos sobre pedidos de tombamento, dos carros estacionados na calçada da praça do Carmo e do pré-carnaval na Cidade Velha, mas também discutimos a estrutura do Mercado de São Brás”, lembrou o titular da Fumbel. Atanásio se manteve conselheiro e presidente do CMPPCB, entidade que é vinculada à Fundação.

Patrimônio - Em seu discurso, Zenaldo Coutinho ressaltou o trabalho, a importância do órgão e o momento de muita produção na cultura do município. A produção se refere às restaurações do palácio Antônio Lemos, do palacete Bolonha e das praças Dom Pedro II, do Relógio, do Carmo e Batista Campos.

O prefeito destacou as tratativas já mantidas com a Fumbel, no sentido de solucionar o problema dos furtos e a deterioração de monumentos das praças. “Já conversamos com a Fumbel e a nossa expectativa é que o Conselho nos ajude. Vamos buscar alternativas para saber se é melhor refazermos novos monumentos, replicando os que já existiam, pois já temos recursos para isso”, disse o prefeito, em referência a essas obras que foram roubadas.

 “Os desafios são grandes e sendo assim, vamos precisar da competência, da inteligência, do talento e da disponibilidade dos senhores e das senhoras. O Conselho do Patrimônio é um instrumento fundamental para que tenhamos medidas corretas e adequadas sobre nosso acervo material e imaterial”, destacou Zenaldo.

Sobre a expectativa de atuação do Conselho, Tainá Arruda, representante da Fumbel, ressaltou a importância da discussão. "Que possamos discutir sobre as questões, ainda controversas e 'espinhosas', referentes a imóveis tombados e a áreas do centro histórico, que precisam ser discutidas com a sociedade civil e com os órgãos de patrimônio”, detalhou.

Os conselheiros José Marques Morgado, Karina Vidal e Fábio Atanásio foram homenageados e receberam diplomas por conta dos serviços prestados na gestão anterior do Conselho.

Da cerimônia de posse e dentre as demais autoridades presentes e representantes de órgãos públicos e do setor cultural, estiveram vereadores municipais; Karina Vidal, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult); Fernando Mesquita, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Joy Colares, da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belém (CDL).

Composição - Confira os nomes dos conselheiros titulares e suplentes empossados para o biênio 2019-2021.

Pela Fumbel: Fábio Atanásio de Morais (titular) e Tainá Chermont Arruda (suplente)

Pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb): Ana Paula Quinderé Tavares Batista (titular) e Enilene Débora Leite Rodrigues (suplente)

Pelo Iphan: Cyro Holanda de Almeida Lins (titular) e Fernando Josá Lima de Mesquita (suplente)

Pela Secult: Karina Vidal Moriya (titular) e Marcel Campos do Carmo (suplente)

Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU): Filomena Mata Vianna Longo (titular) e José Akel Fares Filho (suplente)

Fórum Landi: Elna Maria Andersen Trindade (titular) e José Marques Morgado Neto (suplente)

Representantes da sociedade civil: Thais Zumero Toscano (titular) e Andréia do Socorro Conduru de Souza Cardoso (suplente)

Representantes do projeto Circular: Maria Dorotéa de Lima (titular) e Makiko Akao (suplente)

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

fumbel seurb

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder