Tradição engajada
São quatro dias de encenações, alegria, cores e música, num espetáculo teatral a céu aberto, no qual as protagonistas são as Tribos Munduruku e Muirapinima. A manifestação cultural que reverencia os povos indígenas e sua relação com o meio ambiente está em sua 25ª edição e este ano e contará mais uma vez com apoio da Alcoa, que renovou o patrocínio no valor de R$ 230 mil para a Maná Produções, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
Para o operador ferroviário da Alcoa Romário Santos, férias têm significado de muito trabalho. Há 7 anos, ele, que é jurutiense, tira férias da empresa no mês de julho para atuar voluntariamente no Festival Folclórico das Tribos Indígenas de Juruti, o Festribal. Anualmente, no último fim de semana de julho, o festival transforma a cidade na capital cultural do Pará. Nesse período, Romário passa de operador ferroviário a diretor de Galera, responsável pela animação e coreografia da torcida, item que vale ponto na disputa entre as tribos.
Romário Santos é responsável por coordenar mais de 100 pessoas, entre criadores de adereços e organizadores de torcida. “Faço porque gosto, faço isso por amor. Como jurutiense, desenvolvo esse trabalho contribuindo com minha tribo com muita dedicação, assim como é no trabalho na Alcoa. Quando a gente chega no dia da apresentação e vê aquela arquibancada lotada e linda, o sentimento mais puro é o de dever cumprido. É contagiante, é emocionante e arrepia”, conta.
A Alcoa apoia o evento desde sua chegada a Juruti, tendo investido mais de R$ 1,4 milhão no Festribal, considerado Patrimônio Cultural do Pará desde o ano de 2008. “Para a Alcoa, é um motivo de muito orgulho estar junto com a comunidade honrando a a cultura da Amazônia”, diz o presidente da Alcoa Brasil, Otávio Carvalheira. “Essa é uma forma de cuidar das pessoas, cuidar de Juruti, cuidar da cultura”.
Segundo a Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo de Juruti, a expectativa é de que este ano 20 mil pessoas participem dos quatro dias de Festival, promovendo um aquecimento significativo das vendas no comércio local. De acordo com Pesquisa de Demanda Turística realizada pela Prefeitura de Juruti, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), a maioria dos turistas que chegam à cidade neste período é oriunda do Estado de São Paulo, mas a presença de visitantes de outros municípios do Pará e de outros estados da região Norte também é forte.
Tags
Alcoa cultura Festival das Tribos Juruti
Relacionadas
-
Cultura
Teatro ao Por do Sol começa programação de 2015 contando histórias
A amizade entre o homem e o meio ambiente é o pano de fundo da história “O Castanheiro”, que será contada neste domingo (4), abrindo a programação de 2015 do projeto Teatro ao Por do Sol, na Estação d... -
Lançamento
Toni Soares é atração no Conexão Cultura ao vivo
-
Joia do Pará
Designer do Polo Joalheiro é classificada para o concurso AuDITIONS Brasil
-
Cultura
Compositores paraenses inspiram espetáculo de dança na Estação
-
Cultura
Alunos da ETDUFPA participam de oficinas no XIII Festival de Ópera do Theatro da Paz
-
Bicampeonato
Visconde de Souza Franco vence a Gincana Literária pelo segundo ano
-
Grupo do Marajó é atração do Pôr-do-Som desta sexta, 11, na Estação
A atração do Pôr-do-Som desta sexta-feira, 11, vem diretamente do município de Ponta de Pedras, no Marajó. O grupo "Noaruaques" apresenta o espetáculo “Raízes Marajoaras”, a partir de 18h, na orla da... -
Semifinal entre Brasil e Alemanha é a pedida da Estação no dia 8
-
Cultura
Luê retorna à capital paraense com show no Margarida Schivasappa
-
Waldemar Henrique será homenageado em Recital
Maestro, pianista, escritor e compositor brasileiro responsável por músicas de grande sucesso, entre elas Minha Terra e Uirapuru, Waldemar Henrique tornou-se um artista símbolo no Pará. Ao longo de qu...