Do Pará para a Europa

Do Pará para a Europa, 17 jovens da Camerata da Fundação Amazônica de Música (FAM) estão em Portugal para apresentação inédita. Formado por alunos e professores do Projeto Vale Música Belém, patrocinado pela Vale, o grupo fará diversas participações ao longo do 12º Festival de Música de Figueira da Foz. Com um repertório de Carlos Gomes, Tchaikovsky e Vitali, o primeiro recital é nesta sexta-feira (26/7) no Auditório Multiusos, em Santa Maria da Feira, às 21h30.
Sonho para muitos dos integrantes, a primeira apresentação em país europeu gerou grande expectativa e incluiu um cronograma intenso de ensaios. “Minha preparação continua sendo diária. Estou treinando as partes que tecnicamente exigem mais afinco e concentração, ensaiando as obras com muita calma e também trabalhando a afinação, para atingir o objetivo que o compositor idealizou”, explica o violinista e professor do projeto, Arielson Soares.
Os músicos também se apresentarão em formação de quarteto (dois violinos, uma viola e um violoncelo) mais piano, com o pianista português Bernardo Santos. “Sou um enorme admirador de todo o trabalho realizado pela Fundação Amazônica de Música. Não conheço muitas orquestras jovens com o elevado nível desses músicos, quer em Portugal, quer pelo resto da Europa”, comenta. O recital com o pianista será na próxima segunda-feira (29/7), às 21h, no Museu Municipal de Figueira da Foz.
A coordenadora do Projeto Vale Música Belém, Izabel Boulhosa, destaca a importância dessa experiência para a FAM. “Além da vivência em outra cultura, o convívio com músicos internacionais abrirá portas para o crescimento musical e técnico dos nossos alunos. É o momento de agregar conhecimento”. Finalizando o cronograma de atividades no Festival, os jovens dividem o palco com os outros músicos para o Concerto de Encerramento, às 18h, no Centro de Artes e Espetáculos de Figueira da Foz, no dia 4/8.
O 12º Festival de Música de Figueira da Foz é dedicado a instrumentistas de orquestra e reúne centenas de músicos para concertos, durante duas semanas, nas cidades portuguesas de Figueira da Foz, Cidade do Porto, Arco de Valdevez e Lisboa. Além dos brasileiros, irão participar intérpretes da Espanha, Sérvia, Colômbia, Chile e Portugal.
Sobre o Projeto Vale Música
Realizado pela Fundação Amazônica de Música desde 2004, o projeto conta com patrocínio da Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa tem como objetivo a formação musical de crianças e jovens da Região Metropolitana de Belém que estudam em escolas públicas ou são bolsistas de escolas particulares. Eles participam de aulas regulares. Após o período necessário para o desenvolvimento no instrumento, os jovens ingressam nos grupos do Vale Música, como por exemplo: a Orquestra Sinfônica Vale Música, a Banda Sinfônica Vale Música, o Grupo de Percussão e o Coral de Metais Vale Música. Em 2019, a iniciativa comemora 15 anos de atividades onde já foram beneficiadas 1.100 pessoas.
Serviço:
Camerata da Fundação Amazônica de Música (FAM) se apresenta no 12º Festival de Música de Figueira da Foz, em Portugal
Data: do dia 26 de julho ao dia 4 de agosto
Locais: Figueira da Foz, Cidade do Porto e Santa Maria da Feira (Portugal).