Do Pará para a Europa

Jovens de Belém se apresentam em festival de música em Portugal

Alunos do Projeto Vale Música Belém farão apresentação inédita no 12º Festival de Música de Figueira da Foz

Do Pará para a Europa, 17 jovens da Camerata da Fundação Amazônica de Música (FAM) estão em Portugal para apresentação inédita. Formado por alunos e professores do Projeto Vale Música Belém, patrocinado pela Vale, o grupo fará diversas participações ao longo do 12º Festival de Música de Figueira da Foz. Com um repertório de Carlos Gomes, Tchaikovsky e Vitali, o primeiro recital é nesta sexta-feira (26/7) no Auditório Multiusos, em Santa Maria da Feira, às 21h30.

Sonho para muitos dos integrantes, a primeira apresentação em país europeu gerou grande expectativa e incluiu um cronograma intenso de ensaios. “Minha preparação continua sendo diária. Estou treinando as partes que tecnicamente exigem mais afinco e concentração, ensaiando as obras com muita calma e também trabalhando a afinação, para atingir o objetivo que o compositor idealizou”, explica o violinista e professor do projeto, Arielson Soares.

Os músicos também se apresentarão em formação de quarteto (dois violinos, uma viola e um violoncelo) mais piano, com o pianista português Bernardo Santos. “Sou um enorme admirador de todo o trabalho realizado pela Fundação Amazônica de Música. Não conheço muitas orquestras jovens com o elevado nível desses músicos, quer em Portugal, quer pelo resto da Europa”, comenta. O recital com o pianista será na próxima segunda-feira (29/7), às 21h, no Museu Municipal de Figueira da Foz.

A coordenadora do Projeto Vale Música Belém, Izabel Boulhosa, destaca a importância dessa experiência para a FAM. “Além da vivência em outra cultura, o convívio com músicos internacionais abrirá portas para o crescimento musical e técnico dos nossos alunos. É o momento de agregar conhecimento”. Finalizando o cronograma de atividades no Festival, os jovens dividem o palco com os outros músicos para o Concerto de Encerramento, às 18h, no Centro de Artes e Espetáculos de Figueira da Foz, no dia 4/8.

O 12º Festival de Música de Figueira da Foz é dedicado a instrumentistas de orquestra e reúne centenas de músicos para concertos, durante duas semanas, nas cidades portuguesas de Figueira da Foz, Cidade do Porto, Arco de Valdevez e Lisboa. Além dos brasileiros, irão participar intérpretes da Espanha, Sérvia, Colômbia, Chile e Portugal.

Sobre o Projeto Vale Música

Realizado pela Fundação Amazônica de Música desde 2004, o projeto conta com patrocínio da Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa tem como objetivo a formação musical de crianças e jovens da Região Metropolitana de Belém que estudam em escolas públicas ou são bolsistas de escolas particulares. Eles participam de aulas regulares. Após o período necessário para o desenvolvimento no instrumento, os jovens ingressam nos grupos do Vale Música, como por exemplo: a Orquestra Sinfônica Vale Música, a Banda Sinfônica Vale Música, o Grupo de Percussão e o Coral de Metais Vale Música. Em 2019, a iniciativa comemora 15 anos de atividades onde já foram beneficiadas 1.100 pessoas.

Serviço:

Camerata da Fundação Amazônica de Música (FAM) se apresenta no 12º Festival de Música de Figueira da Foz, em Portugal

Data: do dia 26 de julho ao dia 4 de agosto

Locais: Figueira da Foz, Cidade do Porto e Santa Maria da Feira (Portugal).

Tags

cultura Juventude Música

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder