SÉTIMA ARTE

Olympia tem grande público na abertura da mostra Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

O público atendeu ao chamado de reabertura do Cinema Olympia e aproveitou para prestigiar na noite de quarta-feira, 24, o início da programação da Sexta Mostra de Filmes Finalistas - Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, organizada pela Academia Brasileira de Cinema.

Concorrente ao melhor longa de filme estrangeiro, “The Square - A Arte da Discórdia”, do diretor Ruben Östlund, abriu a mostra, gratuita, que prossegue até o dia 14 de agosto. A sessão teve início às 18h30. Ao todo, estão previstas 21 exibições de produções finalistas, escolhidas pela Academia por meio do voto secreto.

Cinéfilos ou não aguardavam, desde cedo, a reabertura do Olympia. As expectativas eram grandes. Para Eduardo Cordeiro, de 23 anos, estudante do curso de Cinema da Universidade Federal do Pará (UFPA), a mostra é uma oportunidade de se educar e aprender mais sobre a linguagem do cinema.

“Antes de tudo estamos prestigiando o cinema mais antigo do Brasil, que está na nossa cidade e, claro, prestigiando também o cinema nacional, que traz obras incríveis para o grande público”, opinou o estudante, que aposta no longa “Benzinho”, do diretor Gustavo Pizzi, como vencedor dentre os longas metragens de ficção.

Prêmio - O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro foi criado em 2002 e apresenta uma diversidade de temas e formatos. É o segundo ano consecutivo que o Olympia recebe a mostra competitiva. “Teremos um pouco de tudo e isso é muito bacana. Sucessos de bilheteria como ‘Bohemian Rhapsody’ serão exibidos. A programação vem fechada da Academia e a expectativa é grande. Teremos filmes de altíssimo nível como o de abertura, ‘The Square - A Arte da Discórdia’, vencedor da Palma de Ouro, no Festival de Cannes”, destacou Marco Antônio Moreira, programador do Cinema Olympia.

Assíduo frequentador do Olympia, João Silva, de 60 anos, não escondeu a ansiedade. “Sempre venho assistir aos alternativos (filmes), mas estou curioso para conferir o máximo de produções, seja nacional, estrangeira ou documentário”, afirmou José, morador do bairro da Campina.

O motorista de aplicativo Gil Fernando Silva e o psicólogo mato-grossense Jessé Duque falaram das expectativas referentes à programação. “Já frequento o Olympia e achei bem interessante a programação. ‘O Processo’, ‘O Grande Circo Místico’ e ‘Bohemian Rhapsody’ têm grandes chances”, avaliou psicólogo.

“Eu li sobre a mostra e me interessei e até convidei alguns amigos. Vou assistir ainda ‘Bohemian Rhapsody’, ‘Benzinho’, o documentário ‘O Processo’ e ‘Três Anúncios Para um Crime' são os meus preferidos’”, afirmou o motorista Gil.

Assim como "Benzinho", “Uma Noite de 12 Anos”, “Chacrinha - O Velho Guerreiro” e “A Forma da Água”, os demais finalistas poderão ser votados em quatro categorias pelo link http://academiabrasileiradecinema.com.br

As categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro são Longa Metragem de Ficção, Longa Metragem Documentário, Longa Metragem Estrangeiro e Longa Metragem Ibero-Americano.

Serviço - Com entrada franca, a Sexta Mostra de Filmes Finalistas - Grande Prêmio do Cinema Brasileiro segue até o dia 14 de agosto, sempre com exibições de terça a sexta-feira, às 18h30 e aos sábados, domingos e feriados, às 16h30.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

fumbel

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder