TAPIOQUINHAS

Circuito Gastronômico anima o público e lota a praça Matriz de Mosqueiro

O distrito de Mosqueiro recebeu na tarde e noite de sexta-feira, 26, a edição do Circuito Gastronômico, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).

O primeiro dia do Circuito levou à praça Matriz, no bairro da Vila, uma variedade de ingredientes, sabores, além de muita criatividade. Concurso da melhor tapioquinha da ilha, show e diversas opções de comida dos mais diversos restaurantes de Belém e Mosqueiro animaram os turistas que escolheram o distrito para passar o último final de semana do período de férias escolares.

“Esse circuito é o primeiro em Mosqueiro e estamos com várias atrações. Uma delas é o concurso da melhor tapioca da ilha, no qual cada tapioqueira criou um prato específico para estar na disputa. Convidamos vários restaurantes de Belém e Mosqueiro que também estão participando do festival”, explicou Claudia Sadalla, diretora de negócios da Codem.

Restaurantes - Entre os restaurantes convidados estão o Famiglia Scília, Bar do Rubão, Boteco do Camarão, Moquem, Pastel do Oliveira, Jurubeba, além das boieras do Ver-o-Peso. A aposentada Samira Campos, de 69 anos, elogiou a iniciativa da Prefeitura em promover a culinária paraense por meio do Circuito Gastronômico. “Já participei de vários eventos como é esse e acho excelente. Esse tipo de festival é importante, porque leva a nossa culinária para fora de Belém”, comentou.

Concurso - Caranguejo, abacaxi, bacalhau, camarão com jambu são alguns dos sabores e algumas das inovações encontradas no primeiro dia do concurso da Melhor Tapioquinha de Mosqueiro, realizado dentro do Circuito Gastronômico. Algumas urnas ficaram espalhadas pela praça e os clientes tiveram a oportunidade de votar na sua escolhida. A melhor tapioca será conhecida por meio de votação popular e do parecer de um júri técnico, composto por chefs.

A psicóloga Bianca Reis, de 31 anos, fez questão de votar no prato de sua escolha. “A tapioca de bacalhau ao molho branco é muito saborosa. Achei que rolou uma química boa de sabor e aprovei, por isso estou votando nela”, revelou.

O prato provado e aprovado por Bianca foi feito pela tapioqueria Aldilene, que viu no bacalhau o diferencial. “Eu cheguei à conclusão de que o bacalhau iria ser o diferencial. Pesquisei algumas receitas e consegui criar essa”, contou.

Entre as inovações do concurso está a tapioca vegana, recheada com cenoura, repolho e azeite de oliva. Trabalhando há mais de 20 anos na tapiocaria de Mosqueiro, Rosália Barbosa teve a ideia na qualificação em empreendedorismo pelo qual ela e todas as participantes do concurso passaram, na Universidade da Amazônia (Unama), por meio do curso de Gastronomia, em Belém. 

“Eu tive a ideia na aula que participamos na Unama. Me chamou atenção, pois não temos essa opção aqui. A minha expectativa é a melhor possível, eu espero que os clientes aprovem”, brincou.

O Circuito Gastronômico em Mosqueiro dá continuidade aos eventos realizados pela Prefeitura de Belém, desde 2015, quando a capital paraense recebeu o título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que promove uma agenda de eventos voltada à gastronomia em níveis locais, nacionais e internacionais. 

Serviço - O Circuito Gastronômico em Mosqueiro segue neste sábado, 27, na praça Matriz de Mosqueiro, das 16h às 22h. A programação é gratuita e os pratos estão sendo comercializados a preços populares.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

codem Verão2019

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder