OBRAS AVANÇANDO

Ações de pavimentação asfáltica beneficiam diversas vias do município e seus distritos

A aposentada Joana Sarmanho, de 70 anos, observa com atenção a movimentação de veículos na travessa Angustura, entre as avenidas Duque de Caxias e Visconde de Inhaúma, no bairro do Marco. “Ficou muito bonito que dá até gosto de acompanhar o fluxo de veículos na pista. Agora não temos motivos para reclamar, pois o serviço foi feito com excelência”, comenta Joana, que reside há seis anos no local.

A opinião da aposentada é compartilhada pela autônoma Regina Oliveira, de 50 anos, nascida e criada na via. “Semana passada vieram sinalizar e agora está completa. Estamos muito felizes pelo serviço”, disse.

A melhoria na travessa Angustura faz parte das ações de asfaltamento desenvolvidas pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), que vem atendendo a diversas vias em vários bairros do município. Além do recapeamento da Angustura, também foram pavimentadas as passagens Santa Clara, São Francisco e Newton Miranda, no bairro do Castanheira, e a travessa 14 de Março, na Cremação.

Tapanã - Na passagem Maria de Nazaré, no bairro do Tapanã, as obras estão avançadas e parte da via já recebeu drenagem e pavimentação, sendo executada, no momento, a construção das calçadas. “Fico imaginando o dia em que estiver tudo concluído e o asfalto aqui, prontinho, na minha porta. Será um sonho realizado”, comentou o morador Guilherme Calixto Silva, de 59 anos, enquanto acompanha a movimentação das máquinas que trabalham nos 720 metros da via.

Da janela da residência que divide com a esposa e três filhos, Guilherme observa o trabalho que está sendo desenvolvido na via. “Já não tinha esperanças de morar em um local asfaltado, mas, graças a Deus e à Prefeitura de Belém, que não se esqueceu da nossa passagem, as obras estão sendo executadas”, comemorou o morador, sem esconder a ansiedade de ter o asfalto passando na porta da casa onde mora.

Castanheira - Na passagem Newton Miranda, no bairro Castanheira, a obra beneficiou os 510 metros de extensão da via. Apesar de ficar localizada em uma área valorizada do bairro, a passagem sofria com os constantes alagamentos.

“Essa obra veio na hora certa, pois já não tinha mais como levantar o piso da minha casa para evitar alagamentos. Sempre que chovia forte era aquele sofrimento”, recordou o morador Raimundo Santiago dos Santos, de 56 anos. “Desde quando executaram a obra de drenagem, não alagou mais. Agora os imóveis desse trecho estão mais valorizados”, comemorou o morador.

Verão - As ações de asfaltamento também foram deslocadas para os distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci. “O trabalho não está centralizado apenas na região urbana de Belém, pois sabemos das necessidades dos moradores de áreas mais distantes do centro da capital, incluindo as áreas distritais. O objetivo é beneficiar todo o município”, afirmou o secretário de saneamento, Claudio Mercês.

Em Mosqueiro, a obra de pavimentação atendeu às orlas da Baía do Sol, Marahú, Paraíso e Areião. As obras incluem a construção dos muros de arrimo, além do calçadão de toda a orla das referidas praias. A Prefeitura também está executando serviços de recuperação e manutenção asfáltica por meio das ações tapa-buracos que seguem um cronograma de atendimento, além do trabalho de pavimentação.

Investimentos - O contrato do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) entre a Prefeitura de Belém e Caixa Econômica Federal, assinado no início do mês de julho, vai garantir a implantação de expressivos investimentos na área do saneamento, com recursos investidos na revitalização asfáltica e drenagem de várias ruas da cidade.  A prioridade são as vias principais e corredores de transporte coletivo de todos os bairros de Belém e seus distritos, Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci.

Serão aproximadamente 90 quilômetros de vias asfaltadas e sinalizadas, bem como a minimização dos pontos de alagamentos, que também serão beneficiados. Para a realização das obras, a Sesan programou um cronograma de serviços. A intenção é de iniciar as obras com 12 frentes de trabalho pelas vias que fazem a ligação transversal da cidade, onde estão incluídas as avenidas Almirante Barroso, Senador Lemos, Pedro Álvares Cabral, Governador José Malcher, entre outras, além das principais vias dos conjuntos habitacionais da cidade.

“Organizamos todo um cronograma de ações para melhor atender à população com obras de saneamento e infraestrutura, no entanto, esse atendimento pode ser alterado, dependendo do avanço do trabalho ou também da necessidade de mudanças nas vias contempladas neste primeiro momento”, completou o titular da Sesan.

Agência Belém - Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Tags

sesan

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder