Só perde pra Carandiru
Quatro corpos foram encontrados na manhã desta quarta-feira (31) no interior do caminhão que transportava para Belém um grupo de presos envolvidos no massacre de Altamira. Com isso, já chega a 62 o número de mortos por causa do conflito entre as facções Comando Classe A e Comando Vermelho, ocorrido no interior do presídio daquele município, na manhã de segunda-feira. O massacre de Altamira já é a pior ocorrência desse tipo no ano, superando em mortes na rebelião de maio no Amazonas, e figura como o segundo caso com maior número de vítimas da história.
O caso mais grave ocorreu em outubro de 1992, no Carandiru, em São Paulo, com 111 mortes. Agora, com 62 mortes, o massacre no Centro de Recuperação de Altamira é o segundo pior. O terceiro e o quarto aconteceram no Amazonas: 56 mortes em janeiro de 2017 e 55 mortes em maio deste ano. Na sequência dos massacres vêm presídios de Roraima (33 mortes em janeiro de 2017); de Benfica, no Rio de Janeiro (31 mortes em maio de 2004); de Rondônia (27 mortes em janeiro de 2002); do Rio Grande do Norte (26 mortes em janeiro de 2017); e do Maranhão (18 mortes em novembro de 2010).
Os presos que eram transportados no caminhão foram acomodados em duas celas distintas e o conflito que resultou na morte de quatro deles teria acontecido de madrugada, no trecho entre Novo Repartimento e Marabá. Eles faziam parte de um grupo de 46 detentos suspeitos de participação no massacre de segunda-feira. Dez desses líderes, os mais perigosos, serão encaminhados para presídios federais e foram transferidos de avião para Belém. Os demais seguiam no caminhão e serão distribuídos em unidades estaduais, no Pará.
Em setembro do ano passado, sete pessoas foram mortas no mesmo Centro de Recuperação de Altamira e outras 22 pessoas tombaram em rebelião seguida de tentativa de fuga no Complexo de Santa Izabel, na região metropolitana de Belém.
Tags
Altamira Massacre Presídio
Relacionadas
-
Camu-camu
Fruta recordista em Vitamina C é usada em projeto inovador para a restauração da floresta amazônica
-
Reconhecimento
Complexo Hidrelétrico Belo Monte recebe prêmio internacional de barragens
-
Pandemia
Regional da Transamazônica ganhará novos leitos para combate à Covid-19 na região do Xingu
-
Vacinação
Vacinação contra Covid-19 é marcada por emoção e esperança no Hospital Regional Público da Transamaz
-
Coronavírus
Norte Energia doa respiradores ao Hospital Regional da Transamazônica
-
Coronavírus
Hospital Regional da Transamazônica orienta pacientes idosos sobre os cuidados pós-Covid-19
-
Oportunidade
Pró-Saúde está com oportunidades de emprego no Hospital Regional Público da Transamazônica
-
COVID-19
Norte Energia doa 10 camas elétricas ao Hospital Regional de Altamira
-
BARRADA!
Empresa de beneficiamento de madeira sem cadastro é fechada em Altamira
-
Altamira
Hospital Regional capacita cuidadores em workshop gratuito